Bahia

Mais 328 agentes do DPT serão nomeados para atuar em Salvador e no interior

O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de formatura

09/04/2025 06h32
Mais 328 agentes do DPT serão nomeados para atuar em Salvador e no interior
Fotos: Joá Souza/GOVBA

A Polícia Técnica da Bahia ganhou 328 novos agentes da segurança pública com a formatura da segunda turma do concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Peritos em odontologia legal, criminais, médicos-legistas e técnicos atuarão no trabalho pericial na capital e no interior.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de formatura, acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública da Bahia Marcelo Werner, e de outras autoridades, em Salvador.

“O DPT tem a responsabilidade de garantir que o eixo da segurança pública funcione bem. São estes agentes que garantem que a ação policial seja efetiva, que a justiça se complemente com a segurança. É assim que, com a digital da segurança, homologam decisões judiciais, levando o parecer técnico para os processos. Nenhum juiz dá um parecer sem ouvi-los. Isso é muito valioso”, destacou o chefe do executivo baiano, parabenizando a turma.

A turma, composta por 378 formandos, dos quais 328 foram aprovados nesta etapa, teve como parte da habilitação aulas de gestão, direitos humanos, valorização profissional, criminalística, balística forense, papiloscopia, telecomunicações e disciplinas específicas de cada área. Diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva destacou a importância desta etapa do concurso.
“Esta etapa do concurso é indispensável para que os novos servidores possam ingressar na instituição. O curso possui disciplinas técnicas, humanísticas e a parte prática, para que os servidores possam aprimorar os trabalhos do DPT, oxigenar o efetivo, com novas ideias, e servir melhor à sociedade, que é a nossa missão primordial”, afirmou.

Para a mais nova perita criminal Ana Beatriz Massaranduba, a formação foi fundamental para o entendimento de como funciona o trabalho de perícia no dia-a-dia. “A gente aprende muito! Eu fiquei muito feliz com os professores e espero usar tudo o que aprendi no curso no meu dia-a-dia. Quero contribuir para a segurança pública do estado, entregar o trabalho que o DPT merece e atender ao que nossos professores nos ensinaram, tão bem, durante o curso”, compartilhou.

Com o maior desempenho da formação, o médico-legista Deivson Souza dividiu que o sonho de se tornar médico-legista da instituição é antigo. “É um curso difícil e é uma experiência única para mim, de muita dedicação. Fez 20 anos que eu prestei o meu primeiro concurso para nível técnico, na época, e hoje estou realizando um sonho, com essa oportunidade de me tornar médico-legista”, acrescentou.

O curso, com duração de 10 meses, é a última etapa do concurso, que é concluída com uma avaliação final de aprendizagem. Antes, os profissionais também passaram por testes de aptidão física, exames médicos e psicológicos, investigação social e de conduta pessoal.

Secretário da SSP, Marcelo Werner elencou as responsabilidades dos novos agentes da segurança. “Vocês são responsáveis, a partir de agora, por melhorar o processo criminal, fortalecer a criminalística durante as investigações, junto à justiça; e a gente vai dar todos os meios, como a gente vem fazendo, para o projeto de perícia forte. Sejam muito bem-vindos”, celebrou.

Comentários

Leia também

Bahia
Governo do Estado inaugura escola de tempo integral em Tanquinho

Governo do Estado inaugura escola de tempo integral em Tanquinho

Colégio Estadual de Tempo Integral Novis Filho é a 90ª unidade entregue pela atual gestão...
Bahia
Vereador recém-empossado morre em acidente na BR-324

Vereador recém-empossado morre em acidente na BR-324

Neguinho Motorista retornava da capital baiana com destino a Itagibá quando colidiu com...
Bahia
Reformas de escolas no interior serão pagas com precatórios do Fundef

Reformas de escolas no interior serão pagas com precatórios do Fundef

Obras receberação um aditivo de R$ 2.131.246,26 ao valor original do contrato