Bahia

Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE

O grupo de empregados domésticos sem carteira assinada foi um dos que mais cresceu neste período, um aumento de 15,5% no 3° trimestre

24/11/2024 06h10
Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE
Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, entre julho e setembro deste ano, 3,2 milhões de baianos trabalhavam de modo informal, um contingente que representa mais da metade da população do estado (51,7%). Em comparação ao semestre anterior ainda de 2024, esse percentual apresentou um aumento de 7,7%.

O grupo de empregados domésticos sem carteira assinada foi um dos que mais cresceu neste período, representando boa parcela do contingente daqueles que trabalham na informalidade. Do 2º para o 3º trimestre do ano, houve um aumento de 15,5% (cerca de 46 mil pessoas) atuando desse modo na Bahia.

O número de pessoas que trabalham por conta própria sem o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) também passou por um crescimento exponencial nos últimos três meses. No estado, 1,421 milhão estão sob esta condição,  aumento de 7,8%.

A informalidade é considerada nos casos em que empregados no setor privado e domésticos não têm carteira assinada,  trabalhadores por conta própria ou empregadores não possuem registro no CNPJ e quando as pessoas trabalham como auxiliares em algum negócio familiar.

Metro1

Comentários

Leia também

Bahia
“Estamos reconstruindo Rafael Jambeiro”: Prefeito faz balanço dos primeiros 100 dias de governo

“Estamos reconstruindo Rafael Jambeiro”: Prefeito faz balanço dos primeiros 100 dias de governo

Nalvinho agradeceu o apoio da população e ressaltou o compromisso com uma gestão próxima...
Bahia
Corpo de adolescente que desapareceu após cair em lagoa é encontrado

Corpo de adolescente que desapareceu após cair em lagoa é encontrado

Caso aconteceu no Cabula, na localidade conhecida como Lagoa da Timbalada, em Salvador....
Bahia
Menino de 1 ano é eletrocutado após mãe ligar tomada de geladeira

Menino de 1 ano é eletrocutado após mãe ligar tomada de geladeira

Caso aconteceu na cidade de Angical. Mulher gritou ao receber choque elétrico e foi abraçada...