“Mãe solo: Guerreira uma ova”, autora lança ebook desmistificando mitos da maternidade
Demais informações e contato podem ser obtidos através do Instagram: @betaevelynp
“Na sociedade em que vivemos muitos homens têm a escolha se vão ou não assumir a paternidade. Com as mães isso não ocorre”, é o que diz Roberta Evelyn Passos, esritora e coordenadora pedagógica da rede estadual.
Roberta é mãe solo de três garotos, e autora do ebook “Mãe-solo: guerreira, uma ova!” onde aborda temas como a romantização da maternidade e os desafios a serem enfrentados. “Há uma sobrecarga na maternidade, que não é só amor. Essa é uma visão romântica da maternidade ideal, mas a realidade de fato traz uma sobrecarga, que ainda mais intensa para a mãe solo”.
Em um dos capítulos é abordado a “Romantização da mulher guerreira”. De acordo com a autora, abordar a mulher como uma guerreira diária que enfrenta desafios é negligenciar o peso dessa atribuição.
“De fato é uma luta diária, a questão é que não precisava, e nem deveria, ser assim. Quando a gente partilha as responsabilidades, não fica pesado para ninguém. A proposta desse capítulo é justamente discutir a romantização da maternidade ideal, aquela que é só fácil e simples, sendo que no cotidiano, mães como eu sabem que não é assim. Nós lamentamos, nos queixamos, e tudo isso precisa ser considerado e respeitado”, relata.
A Maternidade Solo nasce da Paternidade Facultativa, segundo ela, é dado ao homem o direito de decidir quando exercer seu dever paterno ou não, enquanto que para a mãe essa opção não existe.
“Já me cobrei durante um tempo, mas hoje eu compreendi que não vou conseguir ser pai. Eu sou uma mãe tentando exercer a maternidade, ainda que com um genitor ausente”, contou.
Mesmo sendo nascida no subúrbio de Salvador, foi o Recôncavo Baiano que ela escolheu como lar. Ela relata que se apaixonou pela cidade de Cruz das Almas assim que a conheceu, e após passar em primeiro lugar de um concurso público para a rede estadual de ensino, ela se instalou na cidade se sentindo acolhida pelo local.
O ebook “Mãe-solo: guerreira, uma ova!” se encontra na Amazon (kindle). Há a opção PDF, podendo ser solicitado com a própria autora.
Demais informações e contato podem ser obtidos através do Instagram: @betaevelynp