Política

Lula tem 44% contra 33% de Bolsonaro no 1º turno, diz Exame/Ideia

Distância aumentou em relação a última pesquisa

21/07/2022 08h46
Lula tem 44% contra 33% de Bolsonaro no 1º turno, diz Exame/Ideia
Fotos: Ricardo Stuckert | Ascom/PR

A nova rodada da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 33%, no cenário estimulado, com os nomes apresentados, para o primeiro turno.

Em seguida vem Ciro Gomes (PDT), com 8%, na frente de Simone Tebet (MDB), com 4%. André Janones (Avante) marcou apenas 2%. Os outros candidatos testados pontuaram 1% ou menos.

Em relação a última pesquisa realizada pelo instituto, publicada em junho, o presidente Bolsonaro perdeu três pontos percentuais, saindo de 36% para 33%, enquanto Lula perdeu um ponto.

Já no cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados previamente para os entrevistados, Lula tem 36% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%. Ciro aparece com 3% e os demais postulantes ao Palácio do Planalto pontuaram apenas 1% ou menos. Ao todo, 21% dos entrevistados não souberam responder.

A pesquisa EXAME/IDEIA publicada nesta quinta-feira trouxe ainda a simulação do segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 47% das intenções e Bolsonaro 37%. A distância entre ambos aumentou, se comparada com a última pesquisa.

Lula também vence todos os cenários de segundo turno testados pelo levantamento. A menor distância foi observada em uma improvável disputa entre Bolsonaro e Ciro Gomes. No duelo, o presidente marcou 39% contra 35% do pedetista.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Wagner diz que Lula não irá interferir no Banco Central, mas critica taxa de juros alta

Wagner diz que Lula não irá interferir no Banco Central, mas critica taxa de juros alta

Senador defendeu que as críticas feitas pelo presidente ao Banco Central não deveriam...
Política
Lídice da Mata será vice-líder do governo no Congresso

Lídice da Mata será vice-líder do governo no Congresso

Confirmação foi feita pelo líder do governo, o senador Randolfe Rodrigues
Política
Lula se solidariza com vítimas do terremoto que atingiu Turquia e Síria