Política

Lula se reúne com presidente do Paraguai e discute energia de Itaipu

Presidentes também conversaram sobre crise de segurança no Equador

16/01/2024 08h39
Lula se reúne com presidente do Paraguai e discute energia de Itaipu
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (15) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Itamaraty. Um dos principais temas discutidos foi o preço da energia vendida pela hidrelétrica binacional de Itaipu, que fica na fronteira entre os dois países.

Brasil e Paraguai vivem um impasse quanto ao valor da tarifa cobrada pela hidrelétrica. Peña já deu declarações em defesa de um aumento do preço da energia vendida ao Brasil, a tarifa está provisoriamente fixada em US$16,71 por kilowatt (kW).

Após 50 anos, os dois países trabalham para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.O Paraguai tem se posicionado porum aumento do preço para a comercialização do excedente. Os paraguaios também reivindicam vender a energia que sobrar, ou seja, que não for para o Brasil, a outros países.

O Brasil é o principal parceiro comercial do país vizinho. Em 2023, o comércio bilateral totalizou US$ 6,6 bilhões.

O Paraguai abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior. Estima-se a presença de mais de 254 mil brasileiros naquele país.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma destacou o fortalecimento do PL no Sul e no Extremo Sul da Bahia
Política
Exames de Bolsonaro apontam pneumonia

Exames de Bolsonaro apontam pneumonia

Ex-presidente teve mal-estar em Goiás nesta sexta; ele relatou crises de soluço e episódios...
Política
Após sofrer mal estar em Goiânia, Bolsonaro passa por bateria de exames neste sábado (21)

Após sofrer mal estar em Goiânia, Bolsonaro passa por bateria de exames neste sábado (21)

Ex-presidente relatou indisposição estomal, enjoo, e apresentou um pico de pressão arterial...