Brasil

Lula regulamenta uso de biometria para acesso a benefícios sociais

Novo decreto estabelece que a identificação biométrica será vinculada à Carteira de Identidade Nacional (CIN)

23/07/2025 18h08
Lula regulamenta uso de biometria para acesso a benefícios sociais
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou nesta quarta-feira (23) o uso da biometria como exigência para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais. O novo decreto estabelece que a identificação biométrica será vinculada à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passa a ser a referência oficial dos cadastros públicos.

A medida, segundo o governo federal, tem como objetivo reforçar a segurança dos sistemas sociais, evitar fraudes e garantir maior integridade das informações utilizadas pelos programas de assistência. A exigência da biometria já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional e agora passa a ter aplicação formalizada.

Além da regulamentação, Lula também instituiu a Rede Nacional de Dados da Saúde, uma plataforma digital que integrará diferentes sistemas do setor e permitirá o compartilhamento seguro de informações. O governo afirma que a iniciativa garante soberania sobre os dados do SUS (Sistema Único de Saúde), protege a privacidade dos cidadãos e fortalece a autonomia tecnológica do país.

As medidas foram anunciadas durante o evento “Transformação Digital: um governo para cada pessoa”, realizado no Palácio do Planalto. Participaram da cerimônia os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação), Alexandre Padilha (Saúde), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Sidônio Palmeira (Secom), entre outras autoridades.

Comentários

Leia também

Brasil
Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ela estava internada desde julho, quando passou por uma traqueostomia
Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...