Lula rebate críticas e diz que COP30 mostrará a realidade da Amazônia
A declaração do petista aconteceu durante a cúpula de países amazônicos, na Colômbia
Faltando menos de três meses para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), e em meio às críticas sobre a falta de estrutura de Belém (PA) para sediar o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da realização da conferência na cidade.
A declaração do petista aconteceu durante a cúpula de países amazônicos, na Colômbia, nesta sexta-feira (22).
“Seria mais fácil fazer a COP em um país rico. A gente está fazendo na Amazônia, em situações, sabe… Não é como Paris, como Dubai. Não vai ser em nenhum lugar chique desses. É a Amazônia. E a gente quer que as pessoas vejam a real situação: das florestas, dos nossos rios, dos nossos povos que moram lá, para a gente saber que temos uma tarefa quase hercúlea para que a gente possa cuidar dessa questão climática”, disse Lula.
O presidente ainda ressaltou que está tratando a COP30 “como se fosse uma coisa muito importante” em sua vida e que espera resultados concretos do evento.
“Não quero fazer da COP um desfile de discursos, de panfletos, de ideias e conclusão zero. Quero conclusão para ver se a gente dá um passo adiante e sai da mesmice em que estamos”, declarou Lula.
COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, um evento global anual onde líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir ações contra as mudanças climáticas.
A edição de 2025 será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, marcando a primeira vez que a conferência acontece na região amazônica.
*Com informações Bahia.ba