Política

Lula planeja 13 reuniões bilaterais e almoço com Biden durante G20

Agenda do presidente Lula no G20, no Rio, prevê 13 encontros bilaterais com líderes mundiais. Entre elas, um reunião-almoço com Joe Biden

15/11/2024 19h04
Lula planeja 13 reuniões bilaterais e almoço com Biden durante G20
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula inicia no sábado (16), no Rio de Janeiro, suas agendas oficias relacionadas à cúpula do G20, bloco que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, a agenda do petista prevê ao menos 13 reuniões bilaterais com chefes de Estado e de organismos internacionais, além da prefeita de Paris, Anne Hidalgo

No sábado, os encontros bilaterais de Lula estão previstos para acontecer no Forte de Copacabana. O local fica a cerca de 400 metros do hotel em que o petista está hospedado na capital fluminense.

A maioria das reuniões bilaterais, no entanto, estão previstas para o domingo (17), quando Lula deve encontrar, por exemplo, o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Na segunda-feira (18), a agenda do presidente brasileiro será concentrada nas sessões da cúpula dos chefes de Estado do G20, que acontecerão no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM.

Almoço com Biden

Na terça-feira (19), Lula terá as últimas sessões da cúpula e novas reuniões bilaterais. A principal delas será com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para quem o petista deverá oferecer um almoço.

Biden, que não disputou a reeleição na última eleição, participará pela última vez da cúpula do G20 como presidente americano. Ele deixará o cargo em janeiro de 2025, quando será sucedido por Donald Trump.

A agenda de Lula da terça-feira prevê ainda outros dois encontros bilaterais: um com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e outro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

O presidente da China, Xi Jiping, também participará da cúpula do G20 no Rio. A reunião bilateral dele com Lula, no entanto, ocorrerá somente durante a visita do chinês a Brasília após o evento.

Na agenda do petista, não há previsão de encontro com o presidente da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, que irá para o G20 no Rio. Desde que o argentino tomou posse, em 2023, os dois ainda não se reuniram reservadamente.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Mandatários irão tratar sobre o fortalecimento da relação econômica e comercial entre...
Política
Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) ...
Política
TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

A decisão foi divulgada na noite de terça-feira (19)