Lula nomeia Wolney Queiroz para ministro da Previdência após demissão de Lupi
Novo ministro era secretário-executivo da pasta e espécie de “número 2” de Carlos Lupi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Wolney Queiroz (PDT) como novo ministro da Previdência Social. Ele assume o cargo após a saída de Carlos Lupi, que pediu demissão em meio a investigações sobre um esquema de fraudes no INSS. Queiroz ocupava o posto de secretário-executivo da pasta.
As investigações da Polícia Federal revelaram um esquema que desviou mais de R$ 6 bilhões em aposentadorias entre 2019 e 2024, com descontos não autorizados nos benefícios de aposentados. A operação resultou na prisão de seis pessoas, apreensão de R$ 1 bilhão em bens e no afastamento da presidência e diretoria do INSS.
De acordo com o Jornal Nacional, Carlos Lupi participou de uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social, em 2023, na qual foi alertado sobre as fraudes no INSS. Wolney também estava presente na conversa, no entanto, as primeiras ações para coibir o esquema foram tomadas quase um ano depois. Na carta de demissão, Lupi afirmou: “Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”.
Natural de Caruaru (PE), Wolney Queiroz é filiado ao PDT desde 1992 e exerceu seis mandatos como deputado federal. Conhecido pela defesa dos direitos dos trabalhadores, ele terá como desafio recuperar a credibilidade da Previdência Social e reforçar a transparência e a gestão do sistema.
*Com informações Metro 1