Política

Lula nomeia baiano como ministro interino da Justiça

Manoel Carlos assume enquanto Planalto discute Segurança Pública e acomodações políticas para eleições

10/01/2026 08h10
Lula nomeia baiano como ministro interino da Justiça
Foto: Isaac Amorim/MJSP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta sexta-feira (9), o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para comandar a pasta interinamente. A nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A decisão indica que o Palácio do Planalto pode levar mais tempo para definir o sucessor definitivo de Lewandowski. Lula avalia a possibilidade de dividir o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública, criando uma pasta exclusiva para a área da Segurança, mas ainda analisa as condições políticas e administrativas para efetivar a mudança.

A saída de Lewandowski e a intenção de fatiar o ministério acirraram a disputa interna no PT e entre aliados do governo por duas vagas: a da Justiça e a da eventual pasta da Segurança Pública. Para este novo ministério, ainda não criado oficialmente, são citados como possíveis nomes o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. Também aparecem na disputa a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Veloso, nome defendido pelo governador Rafael Fonteles (PT) e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Corre por fora o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho.

No comando interino da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto conta com a confiança e o apoio de Lewandowski para permanecer à frente da pasta. Ainda assim, outros nomes são ventilados para a função, como o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva. A escolha também pode servir para acomodar interesses políticos, já que cerca de 20 dos 38 ministros devem deixar o governo até o início de abril para disputar as eleições de outubro. Nesse contexto, o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, é apontado como uma das siglas que podem ser contempladas.

Outro nome que voltou a circular nos bastidores é o do senador Rodrigo Pacheco, que deve deixar o PSD. Ex-presidente do Senado, Pacheco chegou a ser cogitado para o Ministério da Justiça, mas teria rejeitado a ideia de assumir um cargo que considera um “prêmio de consolação”, após não ter sido indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o lugar na Corte, Lula escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, decisão que gerou insatisfação no presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defensor do nome de Pacheco.

Apesar disso, Lula ainda avalia lançar Rodrigo Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais. O senador deve deixar o PSD de Gilberto Kassab e pode migrar para o PSB ou para o MDB. Já Jorge Messias ainda precisará passar por sabatina no Senado, após o recesso parlamentar. No Planalto, a avaliação é de que as resistências ao nome dele diminuíram depois de uma conversa entre Lula e Alcolumbre, realizada antes do Natal.

Manoel Carlos de Almeida Neto, que assume o ministério de forma interina, é natural de Ilhéus, no sul da Bahia. Ele é doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e já ocupou cargos de destaque no Judiciário, como secretário-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ter atuado como procurador-geral municipal.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Governo brasileiro deixa de administrar embaixada argentina na Venezuela

Governo brasileiro deixa de administrar embaixada argentina na Venezuela

Mudança acontece em um contexto de divergências entre Brasil e Argentina sobre a operação...
Política
Alexandre de Moraes aguarda parecer da PGR sobre Smart TV e remição de pena de Bolsonaro

Alexandre de Moraes aguarda parecer da PGR sobre Smart TV e remição de pena de Bolsonaro

Ex-presidente cumpre 27 anos de prisão e pede acesso a leitura, televisão com internet...
Política
Após queda na prisão, Michelle diz que Bolsonaro apresenta perda de equilíbrio

Após queda na prisão, Michelle diz que Bolsonaro apresenta perda de equilíbrio

A ex-primeira-dama demonstrou preocupação com as condições de segurança da cela onde...