Lula já sonda nomes de mulheres para substituir Rosa Weber no STF
Entre as características, ele quer lealdade, coragem para as medidas pouco populares e proximidade para poder ligar e discutir assuntos importantes
O presidente Lula (PT) tem sondado opções femininas do meio jurídico para ocupar a vaga que vai ser aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Rosa Weber em outubro. O petista evita se comprometer com a escolha de uma mulher, mas já tem se mobilizado.
A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo. De acordo com ela, o presidente já pediu a integrantes do Palácio do Planalto que façam um levantamento sobre algumas possibilidades de nomes. Lula tem dito, para aqueles que insistem na importância de, pelo menos, manter o contingente feminino na Corte, que lhe apresentem nomes que preencham os requisitos para a vaga. Entre as características, ele quer lealdade, coragem para as medidas pouco populares e proximidade para poder ligar e discutir assuntos importantes.
Segundo a colunista, até então, os nomes levados ao presidente são o da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Simone Schreiber, o da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Regina Helena Costa e das advogadas Dora Cavalcanti e Flávia Rahal. O entrave até agora é que nenhuma das quatro tem hoje relação de proximidade e confiança com Lula.
*Metro 1