Lula faz 1ª viagem à Europa deste ano, rumo à Suíça e Itália
Desde o início do ano, o presidente tem focado em agendas no interior do país e nas relações com os vizinhos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está retomando suas viagens à Europa após uma pausa de seis meses desde sua visita à Alemanha em dezembro passado. Desde o início do ano, ele tem priorizado agendas no interior do país e nas relações com os vizinhos, visando fortalecer os laços dentro do chamado “sul global”.
Agora, Lula embarcará para Genebra, Suíça, para participar de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e depois seguirá para Borgo Egnazia, Itália, para a cúpula dos líderes do G7, que reúne as sete maiores economias do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Durante esses eventos, o presidente terá reuniões bilaterais com outros líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Lula desembarcará na Suíça em 13 de junho para participar da abertura da 112ª Conferência Internacional do Trabalho e, nos dias 14 e 15, estará na cúpula do G7.
Sua última viagem à Europa ocorreu em dezembro, logo após sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28) em Dubai, nos Emirados Árabes. Naquela ocasião, ele prometeu reduzir suas viagens internacionais em 2024 e concentrar-se em agendas domésticas, incluindo reuniões com prefeitos e fiscalização de obras.
*Com informações Bahia.ba