Política

Lula fala sobre situação em Gaza: ‘uma das maiores crises humanitárias da história’

Presidente brasileiro citou diferentes crises no mundo, mas não falou sobre a situação na Venezuela, em discurso na ONU nesta terça-feira (24)

24/09/2024 17h00
Lula fala sobre situação em Gaza: ‘uma das maiores crises humanitárias da história’
Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro chefe de Estado a discursar na 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (24), na sede das Nações Unidas, em Nova York. Por tradição, o Brasil sempre é o primeiro a falar na cerimônia.

Lula abordou os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, criticando o aumento dos gastos globais com armamentos. Ele afirmou que esses recursos poderiam ser direcionados para combater a fome e as mudanças climáticas, e ressaltou que o “uso da força sem respaldo no direito internacional está se tornando a norma”.

Referindo-se à guerra no Oriente Médio, o presidente destacou que “em Gaza e na Cisjordânia, estamos testemunhando uma das maiores crises humanitárias da história recente, que agora ameaça se expandir para o Líbano”.

Nos últimos dias, Israel tem realizado ataques no Líbano, resultando em centenas de mortes e aumentando o risco de um conflito regional mais amplo. Além disso, as ofensivas na Faixa de Gaza já causaram a morte de mais de 40 mil pessoas, de acordo com autoridades palestinas.

“O que começou como uma ação terrorista de extremistas contra civis israelenses inocentes transformou-se em uma punição coletiva do povo palestino”, afirmou Lula, acrescentando que “o direito de defesa se converteu em direito de vingança”.

Quanto à crise na Europa, o presidente brasileiro ressaltou a necessidade de criar condições para que Ucrânia e Rússia retomem o diálogo direto. Ele destacou que essa é a “mensagem” da proposta conjunta do Brasil e da China para o conflito, que foi recusada por Volodymyr Zelensky.

“Na Ucrânia, lamentamos ver a guerra se prolongar sem perspectivas de paz. O Brasil condenou firmemente a invasão do território ucraniano. Está claro que nenhuma das partes alcançará todos os seus objetivos pela via militar”, comentou.

Lula também mencionou os “conflitos esquecidos” no Sudão e no Iêmen. “Em tempos de crescente polarização, termos como ‘desglobalização’ tornaram-se comuns. No entanto, é impossível ‘desplanetizar’ nossa vida em comum”, observou.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma confirma agenda de Bolsonaro entre agosto e setembro na Bahia

Roma destacou o fortalecimento do PL no Sul e no Extremo Sul da Bahia
Política
Exames de Bolsonaro apontam pneumonia

Exames de Bolsonaro apontam pneumonia

Ex-presidente teve mal-estar em Goiás nesta sexta; ele relatou crises de soluço e episódios...
Política
Após sofrer mal estar em Goiânia, Bolsonaro passa por bateria de exames neste sábado (21)

Após sofrer mal estar em Goiânia, Bolsonaro passa por bateria de exames neste sábado (21)

Ex-presidente relatou indisposição estomal, enjoo, e apresentou um pico de pressão arterial...