Lula diz que Trump ‘não tem palpite’ no Brasil e faz críticas a banqueiros
Em Sorocaba, o presidente defendeu investimentos sociais, exaltou dentistas brasileiros e disse que os EUA “não têm palpite” no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer críticas à elite econômica brasileira e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele “não tem palpite aqui”. A declaração aconteceu durante discurso nesta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP).
“Eu vou cuidar deste país. É por isso que o presidente americano não tem palpite aqui”, afirmou Lula, ao defender que a prioridade de seu governo é o povo brasileiro.
Na ocasião, o presidente participou da entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) do SUS, que, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), irão beneficiar 400 municípios dentro do Novo PAC Saúde.
Lula exaltou a qualidade dos profissionais de odontologia no Brasil, fazendo uma comparação com os Estados Unidos. “Não tem lugar nenhum do mundo que tenha a qualidade dos dentistas que nós temos. Nem os Estados Unidos da América, com a arrogância deles, têm a qualidade de dentistas que nós temos”, declarou.
O presidente também criticou a reação do setor financeiro aos programas sociais de seu governo. “Quando um governo investe R$ 400 bilhões em políticas de inclusão social, tem gente que não gosta e acha que esse dinheiro deveria estar na especulação. Os banqueiros pensam: ‘para que gastar dinheiro com pobre? Esse Lula é um babaca’”, disse o presidente.