Política

Lula diz que presidente do Banco Central trabalha para prejudicar o país e tem lado político

Lula disse ainda não haver necessidade da Selic ser mantida no atual patamar e defendeu novos cortes

18/06/2024 16h54
Lula diz que presidente do Banco Central trabalha para prejudicar o país e tem lado político
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trabalha para prejudicar o país e tem lado político. Para Lula, que comparou o chefe da autoridade monetária ao ex-juiz e senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), Campos Neto tem pretensões eleitorais.

“Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político, e que, na minha opinião, trabalha muito mais para prejudicar do que para ajudar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”, declarou o presidente em entrevista à Rádio CBN.

Ainda na entrevista, Lula disse não haver necessidade da Selic ser mantida no atual patamar e defendeu novos cortes. “Temos uma situação que não necessita essa taxa de juros. Taxa proibitiva no investimento no setor produto. Como você vai convencer um empresário de fazer investimento se ele tem que pagar uma taxa de juro absurda? Então, é preciso baixar a taxa de juro compatível com a inflação. A inflação está totalmente controlada”, declarou.

Ao comentar a sucessão de Campos Neto, o presidente afirmou que escolherá alguém compromissado com o desenvolvimento do Brasil, com o controle da inflação, mas que também pense em uma meta de crescimento. “Na hora que eu tiver que escolher o presidente do Banco do Central, vai ser uma pessoa madura, calejada, responsável, alguém que tenha respeito pelo cargo que exerce, que tenha respeito e não se submeta a pressões de mercado. Alguém que faça aquilo que for de interesse dos 203 milhões de brasileiros”, complementou.

Comentários

Leia também

Política
STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

Deputado é apontado como um dos envolvidos no núcleo de articulação da trama golpista...
Política
Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada

Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada

Ministros e líderes governistas estão divididos sobre instalar ou orientar a comissão...
Política
“Petrobras precisa retomar o setor de distribuiçãode combustíveis em todo o país”, defende Deyvid Bacelar

“Petrobras precisa retomar o setor de distribuiçãode combustíveis em todo o país”, defende Deyvid Bacelar

Bacelar lamentou que o preço dos combustíveis continue sendo determinado, em alguns estados...