Política

Lula diz que não vai se “humilhar” para Trump e busca reação do Brics às tarifas

Presidente afirma que irá conversar com líderes da Índia e da China; além dos três países, o grupo também tem Rússia e outras economias emergentes entre seus membros

06/08/2025 19h54
Lula diz que não vai se “humilhar” para Trump e busca reação do Brics às tarifas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira (6), que pretende reunir os líderes da Índia, Narendra Modi, e da China, Xi Jinping, para articular uma resposta conjunta do Brics ao aumento de tarifas impostas por Donald Trump a produtos brasileiros.

A sobretaxa de 50% entrou em vigor hoje e afeta diretamente exportações do Brasil. Além de Brasil, Índia e China, o bloco também inclui a Rússia e outras economias emergentes. “Vou tentar fazer uma discussão com eles sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão […] Eu sou presidente dos Brics até dezembro e vou conversar com todas as pessoas, é da minha responsabilidade”, afirmou Lula.

Negociação

Lula disse ainda que não enxerga espaço para negociar diretamente com o Trump, pois afirmou rejeitar uma “humilhação” em uma conversa com o governo americano. “Pode ter certeza de uma coisa: o dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar […] Um presidente da República não pode ficar se humilhando para outro. Eu respeito todo mundo, eu exijo respeito comigo. Eu adoro respeitar as pessoas, e adoro ser respeitado”.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula mantém vantagem de 15 pontos sobre Flávio Bolsonaro em cenário de segundo turno

Lula mantém vantagem de 15 pontos sobre Flávio Bolsonaro em cenário de segundo turno

Pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios e tem margem de erro de dois pontos;...
Política
Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento no STF

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento no STF

Decisão vem em meio a uma crise aberta com o Supremo
Política
Senador Jaques Wagner vê “impacto direto” na Bahia com indicação de Flávio Bolsonaro à presidência

Senador Jaques Wagner vê “impacto direto” na Bahia com indicação de Flávio Bolsonaro à presidência

Wagner alerta que escolha de Flávio pode gerar instabilidade à oposição baiana e mudar...