Política

Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada

Ministros e líderes governistas estão divididos sobre instalar ou orientar a comissão parlamentar que investigará fraudes no INSS

16/05/2025 16h32
Lula discute apoio à CPMI do INSS em reunião no Palácio da Alvorada
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (16) no Palácio da Alvorada com ministros e líderes da base aliada para debater o posicionamento do governo em relação à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Há um impasse entre correligionários sobre assinar ou barrar a instalação do colegiado. No Senado, alguns parlamentares já passaram a defender sua criação, enquanto outros temem que a abertura da CPMI desgaste ainda mais a administração federal.

Alguns ministros avaliam que, como a instalação da comissão se tornou inevitável, vale a pena orientar seus trabalhos de forma a destacar que as fraudes tiveram origem na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Participaram do encontro o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA); e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR). O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também esteve presente.

Apesar de inicialmente ter sinalizado hesitação, o senador Jaques Wagner ponderou que o Senado já conta com órgãos competentes de investigação, como a Polícia Federal, e que poderia priorizar outros projetos. Por outro lado, o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), afirmou com veemência que “o PT vai assinar, sim, essa CPI, e vamos investigar, na linha do tempo, todos os fatos e todas as pessoas, como fizemos na CPI da Covid e na do 8 de Janeiro”.

O debate ocorreu na véspera do depoimento de Wolney Queiroz à Comissão de Transparência do Senado, reforçando a urgência de fixar uma estratégia única da base governista diante da crise do INSS.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Moraes nega pedido de Braga Netto para adiar interrogatórios no STF de réus da trama golpista

Moraes nega pedido de Braga Netto para adiar interrogatórios no STF de réus da trama golpista

Ministro afirmou que não há "razoabilidade" em esperar depoimento de testemunhas de outros...
Política
Bolsonaro afirma que repassou R$ 2 milhões a Eduardo Bolsonaro e nega vínculo com Zambelli

Bolsonaro afirma que repassou R$ 2 milhões a Eduardo Bolsonaro e nega vínculo com Zambelli

Filho do ex-presidente é suspeito de tentar obstruir processo da tentativa de golpe de...
Política
Alcolumbre garante que mais cadeiras na Câmara não elevarão gastos

Alcolumbre garante que mais cadeiras na Câmara não elevarão gastos

O presidente do Congresso Nacional destacou que foi feito um estudo para embasar a distribuição...