Lula convoca cúpula da Abin e PF após denúncia de espionagem contra o Paraguai
Presidente quer explicações sobre suposta invasão a sistemas do governo vizinho por agente da inteligência brasileira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os diretores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, e da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, para discutir o caso de espionagem que teria mirado autoridades do Paraguai.
A reunião também contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), cuja pasta é responsável pela coordenação da Abin.
O encontro foi motivado após vir à tona o depoimento de um agente da Abin à PF, no qual ele admitiu ter utilizado um e-mail espião para acessar ilegalmente computadores de autoridades paraguaias, incluindo membros do Congresso e da Presidência do país.
O caso integra as investigações da Polícia Federal sobre o uso irregular de recursos de inteligência por servidores da agência. Dentro do governo, Corrêa e Rodrigues são vistos como figuras de campos opostos, o que adiciona tensão ao episódio.
A suspeita de que o Brasil possa ter violado sistemas do governo paraguaio gerou preocupação interna e pressiona o Planalto a dar uma resposta diplomática e institucional ao episódio.