Lula cobra coragem da Europa para assinar acordo entre Mercosul e UE
O pronunciamento ocorreu na cerimônia de abertura da Cúpula do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que os líderes europeus tenham “coragem” para assinar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. O pronunciamento ocorreu na cerimônia de abertura da Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR).
“Sem coragem e vontade política dos dirigentes, não será possível concluir negociação que já arrasta por 26 anos”, afirmou o presidente.
Lula disse ter recebido, na sexta-feira (19), uma carta de Ursula Von der Leyen e António Costa, presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, na qual ambos demonstram expectativa de que o acordo poderá ser firmado em janeiro de 2026.
O mandatário também mencionou ter recebido um telefonema da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Segundo Lula, Meloni — considerada “fiel da balança” para o tratado no Conselho Europeu — afirmou que será capaz de votar favoravelmente ao acordo já no próximo mês.
“Tínhamos em nossas mãos a oportunidade de transmitir ao mundo uma mensagem importante em defesa do multilateralismo e fortalecer nossa posição estratégica em um cenário global competitivo. Mas infelizmente a Europa ainda não se decidiu”, lamentou o presidente.






