Lula abre crédito bilionário para empresas afetadas pelo tarifaço de Trump
Medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 2
O presidente Lula (PT) oficializou nesta terça-feira, 2, a Medida Provisória (MP) no valor de R$ 30 bilhões para as empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump. O novo tributo entrou em vigor no dia 6 de agosto.
O documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU), também não isenta os empresários da taxação de juros da nova linha de crédito, considerada “acessível”, para a manutenção das exportações para outros países.
“Financiamentos a pessoas físicas e jurídicas de direito privado exportadoras de bens e serviços, bem como seus fornecedores, abrangidos pelo Plano Brasil Soberano”, diz o texto, que também é assinado pela ministra Simone Tebet, de Planejamento e Orçamento.
O acesso ao incentivo de crédito poderá ser usado pelos seguintes setores:
Pessoas físicas que exportam bens para os EUA;
Empresas individuais;
Microempreendedores individuais (MEI);
Produtores rurais com CNPJ.
Plano Brasil Soberano
O presidente Lula (PT) anunciou no dia 13 de agosto, o plano Brasil Soberano, que estabelece um plano de contingência para aliviar os impactos econômicos da taxação de 50% imposta ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O pacote inclui um fundo garantidor de exportações com sistema de crédito para financiar a custo baixo os setores afetados e garantir acesso a seguro.
As compras governamentais serão flexibilizadas para que União, estados e municípios comprem produtos que seriam destinados à exportação.
O pacote de contingência foi elaborado em conjunto pelos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e das Relações Exteriores.