Feira de Santana

Lotação na UPA Queimadinha: feirenses devem procurar outras unidades

Na quinta-feira (12), 38 pacientes aguardam transferência para hospitais que atendem casos de alta complexidade 

13/12/2024 10h21
Lotação na UPA Queimadinha: feirenses devem procurar outras unidades
Foto: Valto Novaes

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população priorize o atendimento em outras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas, devido à lotação da UPA Queimadinha, que está com todos os 14 leitos ocupados.

Na quinta-feira (12), 38 pacientes aguardam transferência para hospitais que atendem casos de alta complexidade. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação Estadual.

Entre os pacientes à espera, 15 estão na UPA Queimadinha, oito na UPA Mangabeira e 15 nas policlínicas municipais: Feira X (4), Parque Ipê (4), George Américo (2), Rua Nova (3) e Tomba (2).

Um dos casos críticos é o de uma jovem de 20 anos com pielonefrite- grave infecção bacteriana que afeta os rins. Ela aguarda transferência há cinco dias em uma das unidades de pronto atendimento.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana tem 40 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador
Feira de Santana
Jornada de Empregabilidade vai preparar trabalhador para processo seletivo

Jornada de Empregabilidade vai preparar trabalhador para processo seletivo

Iniciativa tem como objetivo preparar jovens e trabalhadores para o mercado
Feira de Santana
Feira de Santana recebe evento que impulsiona o setor de energia solar

Feira de Santana recebe evento que impulsiona o setor de energia solar

O encontro, que acontece no Hotel Ibis, traz temas inovadores como mobilidade elétrica,...