Livro “O Poder libertador da escola, na trajetória de vida de Josué da Silva Mello”, é lançado em Feira de Santana
O evento contou com a participação de vários representantes de áreas diferentes da cidade.
Na noite desta sexta-feira, 10, foi lançado o livro “O Poder Libertador da Escola na trajetória de Josué da Silva Mello”. A cerimônia reuniu amigos, familiares e admiradores do professor, e ocorreu na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), campus de Feira de Santana.
O evento contou com a participação de vários representantes de áreas diferentes da cidade, como exemplo, do empresariado, da classe acadêmica, das academias de letras, de representantes da cultura, da educação e política.
Em entrevista a nossa equipe, Josué Mello, relatou a felicidade em lançar o livro no município, “Estou feliz e agradecido à imprensa que fez a comunicação durante a semana, é só felicidade. Estou feliz e agradecido por essa oportunidade de lançar esse livro em Feira de Santana”.
Mello também falou sobre o que mais marcou no livro e destacou o que viveu na infância “Minha era de rebeldia, de eu ter me despertado, o único de uma família de mais de 20 filhos e o único que se despertou para o estudo, para a escola e mesmo ter procurado a escola e ter encontrado portas abertas para o estudo, principalmente aqui na Bahia. Por isso, após formado, eu tive a oportunidade de ficar em centros maiores, mas disse não, meu lugar é a Bahia”, lembrou o professor.
O livro foi escrito pelo Sergipe e Doutor em História, Claudefranklin Monteiro Santos, que aborda a educação como um caminho essencial para mudanças e liberdade, a partir da trajetória de vida do professor Josué Mello. Ao De Olho Na Cidade ele falou da satisfação em escrever o livro.
“Fiquei surpreso porque ele poderia ter escolhido escritores mais consagrados aqui de Feira, ou mesmo de Salvador, mas ele fez questão de me convidar. Nós somos conterrâneos, somos da mesma cidade. Ele do povoado do Caraíba, eu do centro. E uma coisa interessante é que ele, sendo presbiteriano, uma pessoa que sempre procurou pautar-se pelo ecumenismo, convida um católico para escrever o livro dele, isso foi incrível”, relatou o escritor.
A filha do professor Josué, Doutora Suzana Mello, esteve presente no evento, muito emocionada, falou como nossa equipe sobre a relação dela com o pai.
“Ele é um exemplo de vida para mim. Todos os dias eu aprendo com meu pai e ver hoje, ele é aos 88 anos, recebendo esta biografia das mãos do professor Claudefranklin, é uma coroação para ele, vendo toda a história, num livro, uma história de vida dele inteira no livro e a alegria que ele está e que todos estão podendo a alegria que transborda no meu pai”, contou Suzana Mello.
Pessoas de diversos seguimentos estiveram presente no evento, como o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que relembrou a trajetória do professor José Mello e destacou a importância dele para o município.
“No meu primeiro governo, ele foi secretário de educação durante um período, depois resolveu continuar seus trabalhos nas universidades. Ele entrou na universidade particular e sempre foi um homem muito dedicado à educação, a causa da educação universitária sempre foi algo que ele defendeu, a gente vê que ele luta pela universidade de Feira”, afirmou José Ronaldo.
O jornalista Jorge Biancchi, prestigiou o evento, juntamente com sua esposa Lorena Andrade e seu filho Marcus Biancchi, e parabenizou o professor pelo lançamento do livro.
“Professor Josué Mello tem uma história inspiradora, é um homem que além de ter uma trajetória pessoal muito relevante também tem deixado um legado para nossa cidade como reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, e também de faculdades particulares. Ele é um exemplo como pastor e um homem realmente de um legado extraordinário para a cidade. Parabéns ao professor Josué Mello pelo lançamento do livro”.
Por Robson Nascimento, com informações da produtora Ednalva Valença do portal De
Olho Na Cidade