Política

Líderes internacionais dão parabéns a Lula por vitória na eleição

O candidato eleito é o 1º na história a ser escolhido para o cargo 3 vezes pelo voto direto.

31/10/2022 06h17
Líderes internacionais dão parabéns a Lula por vitória na eleição
Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert

Diversos líderes internacionais deram parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória na disputa presidencial neste domingo (30) contra Jair Bolsonaro (PL). O candidato eleito é o 1º na história a ser escolhido para o cargo 3 vezes pelo voto direto.

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, em seu perfil no Twitter.

Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu parabéns a Lula. “Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, escreveu o líder norte-americano. O chefe de Estado dos EUA também disse que as eleições no Brasil foram “livres, justas e confiáveis”.

Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse em seu perfil no Twitter “estar ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre os países, entregar resultados a canadenses e brasileiros e avançar em nas prioridades compartilhadas – como proteção ambiental”.

Na América do Sul, o presidente argentino, Alberto Fernández, disse em seu perfil no Twitter que a “vitória [de Lula] abre um novo tempo para a história da América Latina”. “Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida da nossa [população]“, escreveu Fernández.

Além dele, o presidente chileno, Gabriel Boric, cumprimentou Lula em seu perfil no Twitter. O chefe de Estado do Chile compartilhou uma publicação do petista. Ainda felicitaram Lula o presidente do Equador, Guillermo Lasso, o presidente peruano, Pedro Castillo, O presidente do México, Andrés Obrador, o líder venezuelano, Nicolás Maduro, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou e o ex-presidente da Bolívia Evo Morales.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Política
Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Mandatários irão tratar sobre o fortalecimento da relação econômica e comercial entre...
Política
Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) ...
Política
TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

A decisão foi divulgada na noite de terça-feira (19)