Política

Lideranças apontam necessidade de união para eleger mais representantes de Feira

Apesar de Feira de Santana contar com quase 700 mil habitantes e mais de 430 mil eleitores, a cidade hoje possui apenas um deputado federal.

22/06/2025 07h05
Lideranças apontam necessidade de união para eleger mais representantes de Feira

Durante ao programa Jornal do Meio Dia, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, e o ex-vereador Roberto Tourinho discutiram o cenário político de Feira de Santana e defenderam a importância de ampliar a representatividade da cidade no Congresso Nacional.

Pré-candidato a deputado federal, Deyvid fez uma análise do cenário atual e lembrou que, apesar de Feira de Santana contar com quase 700 mil habitantes e mais de 430 mil eleitores, a cidade hoje possui apenas um deputado federal. Para ele, esse é um contraste alarmante com o passado político do município.

“Nos anos 1980, por exemplo, Feira elegeu nomes de peso como Chico Pinto, referência histórica da esquerda, e outros deputados tanto da esquerda quanto da direita. Já tivemos três ou quatro deputados federais ao mesmo tempo. Não há dúvidas de que é possível retomar esse protagonismo”, afirmou.

O sindicalista reforçou que, além da candidatura à reeleição de Zé Neto (PT), a cidade deve contar com outros nomes competitivos, como Zé Chico e Pablo Roberto, além da sua própria candidatura.

“Se tivermos novamente três ou quatro deputados federais, Feira de Santana terá um poder ainda maior junto aos ministérios e ao Governo Federal, especialmente com o presidente Lula e o governador Jerônimo alinhados e, agora, com a aproximação do prefeito Zé Ronaldo ao Governo da Bahia e ao Governo Federal”, pontuou Deyvid.

Roberto Tourinho, que apoia o projeto político de David Bacelar, reforçou a necessidade de se pensar estrategicamente a política local, criticando a prática de lideranças locais que apoiam candidatos de fora.

“Não podemos colocar toda a culpa no eleitor. Muitas vezes são os próprios líderes políticos que abrem espaço para candidatos de fora, o que enfraquece a nossa representatividade. Isso precisa mudar”, afirmou Tourinho.

O ex-vereador relembrou momentos históricos em que Feira teve forte presença em Brasília, como em 1978, quando elegeu quatro deputados federais e quase chegou a cinco, ressaltando a importância de mandatos comprometidos com a cidade.

“Deputados de fora têm direito de vir, claro, mas é preciso que o eleitor feirense compreenda a importância de eleger representantes da cidade. São esses deputados que trazem emendas, lutam por universidades, hospitais e desenvolvimento para a região”, completou.

Sobre a candidatura de Deyvid, Tourinho destacou o preparo do sindicalista, sua trajetória na luta dos petroleiros e sua atuação junto ao governo federal.

“Deyvid tem trânsito no alto escalão do governo, participa de conselhos ligados à presidência da República, discute políticas energéticas e é respeitado em todo o Brasil. Ele tem todas as condições de representar Feira de Santana com dignidade e eficiência”, disse.

Deyvid Bacelar, por sua vez, revelou estar retomando suas raízes na cidade após um período mais afastado por causa da militância sindical. Disse estar construindo sua pré-candidatura com base em duas grandes forças: Feira de Santana e Salvador.

“Feira é minha base. Sou nascido e criado aqui, do Campo Limpo e da Morada das Árvores. Minha família está aqui. E Salvador é o outro polo forte, onde temos 14 mil petroleiros da ativa e aposentados. São duas bases sólidas para expandir esse projeto por toda a Bahia”, explicou.

O pré-candidato também fez questão de destacar o valor do contato direto com a população:

“O que mais me emociona é o olho no olho, o tete a tete, o abraço. É isso que me move. Política não é para benefício próprio ou de grupos econômicos. É para servir ao povo”, disse.

Comentários

Leia também

Política
Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

O vice-presidente também reafirmou que um plano de contingência está em elaboração ...
Política
Lula veta trecho de lei que reduz pena mínima para lavagem de dinheiro

Lula veta trecho de lei que reduz pena mínima para lavagem de dinheiro

Proposta sancionada pelo presidente aumenta a pena para roubo e furto de fios
Política
Eduardo Bolsonaro diz trabalhar para que senadores que foram aos EUA não encontrem diálogo

Eduardo Bolsonaro diz trabalhar para que senadores que foram aos EUA não encontrem diálogo

Deputado afirma que parlamentares não encontrarão diálogo e critica postura de condescendência...