Liderança feminina e sucessão familiar: Clara Melo fala sobre os desafios e a modernização do Grupo LS Joias
A transição geracional no Grupo LS Joias mostra como a liderança feminina pode trazer inovação e crescimento para negócios familiares.
A sucessão familiar em empresas é sempre um grande desafio, e no Grupo LS Joias, essa transição vem sendo marcada pela presença feminina e pela modernização. Clara Melo, diretora de marketing da empresa e representante da terceira geração da família no comando dos negócios, compartilhou sua experiência sobre o processo de assumir essa responsabilidade ao lado dos pais.
“Está sendo um processo desafiador, mas ao mesmo tempo muito gostoso. Aprender de perto com meus pais, vendo como eles lideram, tem sido uma experiência muito rica”, afirmou Clara. Segundo ela, um dos maiores desafios da sucessão familiar é se preparar para quando chegar a hora de assumir definitivamente a liderança. “É preciso aprender de tudo um pouco para estar preparada e fazer a empresa crescer ainda mais”, destacou.
Clara também está cursando Publicidade e Propaganda e acredita que o marketing é essencial para os negócios atualmente.
“O marketing é o mundo agora. Temos investido bastante no digital, aumentando a interação com nossos clientes no Instagram e lançando nosso site, levando a LS além da Bahia”, contou.
A transição de uma gestão majoritariamente masculina para uma liderança feminina tem sido outro ponto de transformação no Grupo LS Joias.
“Sempre foi uma empresa de homens. Meu avô, depois meu pai e agora minha mãe entrou também. Então, trazer esse toque feminino e mais modernidade é um desafio, mas faz toda a diferença”, ressaltou Clara.
Para ela, a presença feminina na gestão traz um olhar mais sensível e cuidadoso, tanto para os clientes quanto para os colaboradores.
“Ter uma mulher na liderança é algo importantíssimo, ainda mais quando se trata de uma jovem empreendedora”, pontuou.
A executiva também destacou habilidades fundamentais para a liderança feminina em empresas familiares.
“Autoconhecimento e inteligência emocional são essenciais, ainda mais quando se trabalha com a família. É preciso saber separar o ambiente de casa e o profissional”, explicou.
Conciliar tradição e inovação também é um desafio na administração da empresa. “Meu pai traz os ensinamentos do meu avô, e eu tento implementar novidades do mercado. Nós trabalhamos juntos para manter a tradição, mas sempre olhando para o futuro”, afirmou Clara.
Sobre o futuro do Grupo LS Joias, ela é otimista. “Queremos um crescimento cada vez maior no digital e manter a tradição de preços acessíveis e qualidade que sempre nos caracterizou”, finalizou.