Licor artesanal de Feira conquista público com tradição e receitas exclusivas
Com receitas 100% caseiras e uma história de superação, ela transformou uma necessidade da juventude em um negócio que conquista cada vez mais clientes a cada edição do São João.
A tradição junina ganha ainda mais sabor com o trabalho artesanal da empresária Delma Maria da Silva, mais conhecida como Dona Miminha, fundadora do Licor da Miminha. Com receitas 100% caseiras e uma história de superação, ela transformou uma necessidade da juventude em um negócio que conquista cada vez mais clientes a cada edição do São João.
“Na verdade, a gente começou a fazer licor ainda na juventude, por falta de dinheiro. A gente fazia vaquinha pra comprar os materiais e começou com o licor de passas, que na época chamava moscatel”, relembra Dona Miminha. O sucesso entre vizinhos motivou a produção contínua, e, aos poucos, o licor artesanal foi ganhando espaço.
Inicialmente, as vendas eram feitas informalmente em empresas da cidade. Mas, com o passar do tempo, algumas delas passaram a proibir a entrada com bebidas. Foi então que Dona Miminha adaptou sua cozinha como ponto de atendimento. Com a chegada da pandemia, no entanto, ela precisou se reinventar novamente.
“Na pandemia, eu já não podia receber o pessoal dentro de casa. Foi quando tive a ideia de montar um estande fora e apresentar os licores ali”, conta.
Hoje, o São João representa muito mais do que vendas para ela. “Esse período, pra mim, depois da pandemia, se tornou um momento que eu espero o ano todo. Você vê a felicidade no olho das pessoas, de querer viver e eu fico feliz em poder atender cada cliente, dar um abraço, um sorriso, porque naquela época foi muito difícil”, disse.
A produção artesanal continua sendo o diferencial. “É tudo feito de forma caseira e o licor tradicional está entre os mais procurados, porque exige um tempo maior de fusão e quase ninguém mais faz”, explica a empresária. Além dos tradicionais, os sabores finos e os da linha premium também fazem sucesso.
“Tem o maracujá com acerola, uma receita minha, e os da linha premium, como Amarula e Chocomenta. Este ano lançamos a linha Gourmet, mais decorada, com excelente aceitação.”
Com presença forte nas redes sociais, o Licor da Miminha está localizado na Rua F, Caminho 20, Conjunto Feira IX, Casa 4. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram @licordamiminha ou pelo WhatsApp, cujo número está disponível na bio do perfil.
Para Dona Miminha, o que era um esforço de juventude se transformou em um projeto de vida.
“Graças a Deus, cada ano cresce mais. É uma renda extra que ajuda muito. Tenho pessoas que trabalham comigo e é sempre muito bom esse período”, conclui.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel