“Leve a alegria da Micareta para a vida”, sugere micaretesco Edilson Veloso
A relação do professor com a festa é quase de berço.
Quem conhece a história da Micareta de Feira de Santana, por certo conhece ou, pelo menos, já ouviu falar do professor Edilson Veloso. Micaretesco apaixonado, ele é do tipo que diz que ouvir alguém falar em acabar com a festa é o mesmo que “levar um tiro no peito”.
Mas deixando essa história de fim da Micareta de lado, como desejam alguns poucos, e seguindo com o professor Edilson, que anda na outra via e defende que a folia seja cada vez mais valorizada, ele tem uma sugestão para o folião: “Leve a alegria da Micareta para a vida”.
A relação de Edilson com a festa é quase de berço. Para ser mais preciso, desde os cinco anos de idade, quando ele foi morar na Rua Monsenhor Tertuliano, onde acontecia a festa, e da garagem de casa ficava fascinado com as luzes do trio elétrico. O resultado é esse que já foi dito: um amante da Micareta.
Dos cinco anos até aqui foram muitas edições da festa vividas por ele e infinitas histórias para contar, que se fôssemos reproduzir aqui não seria mais um texto, e sim um livro. Mas não vamos fechar o assunto sem revelar para os leitos do De Olho na Cidade um grande sonho de Veloso: “Carnavalizar o mundo”. Mas, calma, o professor não tá falando de festa fim, e sim de espalhar a alegria do carnaval e também da micareta por toda parte, todos os dias.
*Orisa Gomes, com informações da repórter Ednalva Valença