Lei da Reciprocidade deve ser votada ainda esta semana, diz Hugo Motta
Projeto de Lei 2.088/2023 foi aprovado na terça-feira (1º) pelo Senado
A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana a Lei de Reciprocidade Comercial, que permite ao governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos nacionais no mercado global. O Projeto de Lei 2.088/2023 foi aprovado na terça-feira (1º) pelo Senado.
O tema se tornou prioridade do Congresso após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar as medidas tarifárias para diversos países.
De acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), os trabalhos junto ao Colégio e Líderes para pautar o tema devem ocorrer até a próxima sexta-feira (4).
“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já estamos conversando com o Colégio de Líderes, para que, se possível, excepcionalmente, possamos trazer a matéria ao plenário ainda esta semana”, anunciou o presidente da Casa.
Ainda segundo Motta, o episódio entre EUA e Brasil deve superar as diferenças políticas dentro do Parlamento.
“Nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças”, disse.
*Com informações Bahia.ba