Feira de Santana e Sua História

Labovet: De origem feirense, empresa inova no segmento veterinário

Segundo o empresário por trás do grande negócio, Feira tem todas as características para se tornar uma grande cidade

11/09/2022 05h33
Labovet: De origem feirense, empresa inova no segmento veterinário

Contribuindo com a história do município, a empresa Labovet, é referência em produtos veterinários. A empresa atua há cerca de 30 anos promovendo saúde e bem-estar aos animais rurais e domésticos, com produção de medicamentos para higiene, prevenção e tratamento de doenças.

“Por trás de toda empresa há o histórico de uma pessoa empreendedora”, diz o empresário  e diretor, Fernando Falcão Júnior.

A empresa está presente em todo Brasil e seus produtos também já ultrapassam fronteiras para outros países, mas foi na Princesa do Sertão que tudo começou.

“Feira é uma cidade que acolhe de braços abertos todos aqueles que desejam empreender. Estudando a história da cidade, sabemos que foi fundada através de uma feira de gado, de onde vem o seu nome, então aqui tem essa vertente empreendedora desde seus primórdios”.

De acordo com o empresário e diretor, é muito bom residir na maior cidade do interior baiano, e segunda maior do estado. A experiência na cidade é gratificante, e pode ser um lugar de boas oportunidades para quem está no ramo empreendedor. 

“É uma cidade muito privilegiada por receber suas BRs, que se estendem quase ao Brasil inteiro, sem contar muitas BAs que ainda passam por ela. Então é uma margem viária fantástica. Somos gratos, pois Feira nos abraçou há 46 anos, cheguei aqui ainda criança”.

Para o futuro, Fernando Falcão Junior o município possui todas as características para se tornar uma grande cidade, mas precisa de ações do poder público para se tornar realidade.

“ Acreditamos tanto que ano passado, foi colocado a leilão público as antigas instalações da CCLB, e havia já entrado em falência há anos, estava em juízo.E nós, quando soubemos da licitação pública para venda, entramos também na concorrência, e conseguimos comprar, porque acreditamos no futuro que está ali. Começamos já a restauração de uma parte, vai demora um certo tempo porque é muito grande”

CCLB corresponde a Cooperativa Central de Laticínios da Bahia, que já foi uma importante Cooperativa, atuando como reguladora do preço de leite no estado baiano. Segundo Falcão Júnior, estima-se que em oito anos a reforma do espaço esteja completa.

“É muito grande, praticamente uma cidade, até campo de futebol tem lá dentro. Já compramos sabendo que demandaria bastante tempo e mão de obra. Oito anos parece ser muito, mas na visão empresarial é perto”.

HISTÓRIA DA LABOVET

A história da empresa foi iniciada pelo pai de Falcão Júnior, o Sr. Fernando Falcão, que sempre trabalhou com produtos veterinários em uma empresa de Recife, onde obteve sucesso e foi transferido para Uberlândia, Minas Gerais. 

Após alguns anos, Falcão chegou no território baiano, em Feira, e fundou sua distribuidora “Bahia Vet – Produtos Veterinários”. Entre os anos 80 e 90, a marca se direcionou para a construção de seu próprio laboratório. Com a chegada dos anos 2000, o negócio começa a se expandir e abrir filiais em outras regiões do país.

Segundo o empreendedor Falcão Júnior, o processo de expansão foi penoso e desafiador: “Como todo empreendedor brasileiro, tivemos muita dificuldade, pois o mercado, em todos seus segmentos, já é abastecido pelas empresas multinacionais, onde tem bastante orçamento. Então sempre é difícil uma empresa começar do zero e tentar buscar seu lugar onde grandes ‘players’ dominam”.

Apesar dos desafios e sempre se adaptando ao contexto, a marca conseguiu trilhar seus caminhos. Para conseguir destaque em meio a grandes concorrentes, a marca firmou seu diferencial.

“O primeiro passo foi fornecer produtos terapêuticos ou quimioterápicos. O segundo, já no final dos anos 90, entramos com a linha de vacina, o que virou nosso DNA. Nosso portfólio tem faturamento de 75% na linha de vacinas, e 25% em medicamentos. Hoje nós conseguimos cobrir o território nacional, e exportar para alguns países da Africa e América Latina”.

Para o empresário, o sentimento perante os resultados positivos é de “dever cumprido” e satisfação. 

Comentários

Leia também

Feira de Santana e Sua História
Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do consumidor

Acefs marca 77 anos de atuação em defesa do consumidor

Acefs cumpre papel importante na representatividade do comércio
Feira de Santana e Sua História
História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense

História do lazer: Saiba como o teatro e os esportes marcaram o entretenimento feirense

Teatro, artes circenses e esportes fizeram, e ainda fazem, parte do entrenimento feirense...
Feira de Santana e Sua História
Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Artista plástico evidencia monumentos feirenses em pintura realista

Obra de arte está exposta na Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs)