Feira de Santana

Laboratório do Hospital da Mulher realiza exame PSA

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é um marcador importante para o diagnóstico do câncer de próstata. No laboratório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) o exame é feito mediante agendamento pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), como parte da campanha Novembro Azul. “Temos observado que a adesão aos exames […]

22/11/2023 15h41
Laboratório do Hospital da Mulher realiza exame PSA
Foto: Victória Seixas

O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é um marcador importante para o diagnóstico do câncer de próstata. No laboratório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) o exame é feito mediante agendamento pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), como parte da campanha Novembro Azul.

“Temos observado que a adesão aos exames de PSA ainda é desafiadora. Pacientes fazem o agendamento pelo WhatsApp via CMPC, e o atendimento é realizado conforme as marcações no laboratório do Hospital da Mulher”, destaca Tatiane Rodrigues, coordenadora do laboratório. Os resultados são entregues em 5 a 8 dias, porém apenas 40% dos pacientes agendados compareceram até o momento.

O agendamento do exame pode ser feito através do whatsapp pelo número (75) 99904-0658. Jirlane Daltro, bioquímica, destaca a relevância do PSA para identificar precocemente o câncer de próstata.

“O exame é um indicador importante para a investigação médica, em conjunto com dados clínicos e sintomas”, explica Daltro. Além disso, são fornecidas orientações prévias ao exame, como abster-se de relações sexuais e evitar exercícios que afetem o períneo nas últimas 48 a 72 horas.

NOVEMBRO AZUL

Durante este mês dedicado à saúde masculina, o CMPC e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) têm desempenhado um papel central. O CMPC registrou até o momento 349 atendimentos, abrangendo consultas com clínico, ultrassom de abdome total, ECG, Raio-X e ultrassom de próstata, incluindo ainda a disponibilização de mamografias para homens.

Enquanto isso, o CMDI realizou 136 consultas com urologista e usg de próstata, com um adicional de 994 pacientes agendados para a realização de PSA, ECG e ultrassom de próstata.

A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, expressa que há uma expectativa de atendimento para este ano, considerando que no ano anterior foram realizadas mais de 3.500 consultas e exames.

“Estamos empenhados em oferecer o máximo de atendimento possíveis durante este mês. A conscientização sobre a prevenção é essencial para que o câncer de próstata possa ser diagnosticado e tratado precocemente”.

*Ascom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira investiga aumento de notificações por diarreia em Humildes

Prefeitura de Feira investiga aumento de notificações por diarreia em Humildes

Trabalho de monitoramento inclui coleta de amostra de água e observações de fatores...
Feira de Santana
Associação de Apoio à Pessoa com Câncer pede doações para manter atendimentos

Associação de Apoio à Pessoa com Câncer pede doações para manter atendimentos

A instituição acolhe cerca de 3.600 pessoas mensalmente, oferecendo suporte essencial...
Feira de Santana
Mutirão de atendimentos para zerar a fila de exames termina na quinta-feira (23)

Mutirão de atendimentos para zerar a fila de exames termina na quinta-feira (23)

Mais de 10 mil cadastros já foram feitos desde o dia 8