Brasil

Justiça Federal mantém prisão de presidente do Banco Master

Desembargadora do TRF1 rejeita pedido de liberdade e aponta indícios de fraude e tentativa de obstrução das investigações

20/11/2025 10h24
Justiça Federal mantém prisão de presidente do Banco Master
Foto: Divulgação

A Justiça Federal decidiu nesta quinta-feira (20) manter a prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master. A desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), rejeitou o pedido de liminar que buscava colocar o banqueiro em liberdade.

Segundo a magistrada, a prisão foi decretada com base em indícios consistentes de gestão fraudulenta e participação em organização criminosa. Ela destacou ainda que o comportamento reiterado dos investigados para dificultar as apurações impede a revogação da prisão. Um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Vorcaro ainda será analisado pelo TRF1, sem data definida.

Vorcaro e outros seis executivos foram detidos durante a Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura fraudes em títulos vendidos ao BRB, de Brasília. O banco também é acusado de comercializar títulos de crédito falsos e emitir CDBs com promessa de rentabilidade até 40% acima da taxa básica, retorno considerado irreal pela PF. O esquema pode ter movimentado cerca de R$ 12 bilhões.

A prisão ocorreu horas após o consórcio liderado pelo grupo Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master, e pouco mais de um mês após o Banco Central rejeitar a aquisição pelo BRB. Na terça-feira, o BC decretou a liquidação extrajudicial da instituição e a indisponibilidade dos bens de controladores e ex-administradores, interrompendo automaticamente a negociação.

No pedido de soltura, a defesa alegou que, com a liquidação do banco pelo Banco Central, não haveria necessidade de manter Vorcaro preso. Os advogados anexaram comprovantes de uma reunião marcada em Dubai com investidores interessados na compra da instituição e destacaram que o banqueiro está proibido de administrar qualquer fundo ou instituição financeira. Afirmaram ainda que as buscas e apreensões já foram concluídas, que Vorcaro possui esposa e filho no Brasil e que apresentou sua rota de voo no momento da detenção no Aeroporto de Guarulhos.

Na quarta-feira (19), a Justiça Federal de Brasília determinou que todos os presos da operação permaneçam detidos na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo. O local abriga ao menos sete executivos ligados ao Banco Master, incluindo Vorcaro, além de outros suspeitos de envolvimento no esquema investigado pela PF.

Comentários

Leia também

Brasil
Lula desapropria seis imóveis rurais em territórios quilombolas na Bahia

Lula desapropria seis imóveis rurais em territórios quilombolas na Bahia

Medida representa um passo decisivo para a titulação definitiva dessas áreas
Brasil
Governo adia exigência de biometria para pedidos de benefícios sociais

Governo adia exigência de biometria para pedidos de benefícios sociais

Obrigatoriedade para Bolsa Família, seguro desemprego, pensão por morte e ‘auxilio...
Brasil
Alemanha anuncia aporte de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Alemanha anuncia aporte de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Ministra Marina Silva confirma recurso durante a COP30, elevando compromissos ao TFFF para...