Justiça Eleitoral impugna divulgação de pesquisa da coligação de Zé Neto em horário eleitoral
A decisão foi proferida pela juíza Marcele de Azevedo Rios Coutinho, da 156ª Zona Eleitoral de Feira de Santana, que apontou irregularidades na pesquisa, impossibilitando a divulgação dos resultados.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo IPM Brasil Tecnologia Ltda., em parceria com a Rádio Andaia Ltda., que estava sendo veiculada em programas eleitorais de TV e rádio do candidato a prefeito Zé Neto (PT). A decisão foi proferida pela juíza Marcele de Azevedo Rios Coutinho, da 156ª Zona Eleitoral de Feira de Santana, que apontou irregularidades na pesquisa, impossibilitando a divulgação dos resultados.
A ação de impugnação foi movida pela coligação “O amor sempre vence”, do candidato José Ronaldo (União Brasil). De acordo com a coligação, a pesquisa continha vícios, como o direcionamento de perguntas com indicação de apoiadores aos candidatos, o que poderia influenciar nas respostas dos entrevistados.
Além disso, o processo destacou que a pesquisa inseriu perguntas que extrapolavam o contexto eleitoral, prejudicando a objetividade dos dados. Com base nesses argumentos, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão da pesquisa registrada sob o número BA-01157, com imposição de multa diária em caso de descumprimento. A juíza ressaltou o potencial impacto dos resultados na vontade dos eleitores, evidenciando um “caráter tendencioso” nas perguntas feitas aos entrevistados.