Feira de Santana

Justiça determina que Prefeitura se manifeste em 30 dias sobre devolução de salários dos professores cortados na pandemia

O processo trata da devolução dos salários cortados de professores efetivos da rede pública municipal durante o período da pandemia, entre maio de 2020 e março de 2021.

13/05/2025 06h55
Justiça determina que Prefeitura se manifeste em 30 dias sobre devolução de salários dos professores cortados na pandemia
Foto: Sara Silva/ Ilustração

A diretoria da APLB Feira, por meio de sua assessoria jurídica, informou que a 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana determinou que o Município tem o prazo de 30 dias para se manifestar sobre o novo pedido de bloqueio de valores formulado pelo sindicato. O processo trata da devolução dos salários cortados de professores efetivos da rede pública municipal durante o período da pandemia, entre maio de 2020 e março de 2021.

Na decisão assinada pelo juiz Nunisvaldo dos Santos, ficou reconhecida a existência de um crédito de R$ 51.067.261,32 a ser pago aos professores, referente aos valores de gratificações de deslocamento que foram suspensas pela gestão anterior durante a pandemia. O juiz indeferiu a exceção de pré-executividade apresentada pela Prefeitura, que alegava ausência de determinação expressa para pagamento retroativo. A Justiça reafirmou que os valores são devidos a partir de maio de 2020, conforme já decidido em mandado de segurança coletivo.

A decisão reforça que essa é a “derradeira oportunidade” para que o Município de Feira de Santana resolva administrativamente o conflito, evitando medidas mais gravosas como bloqueios judiciais e impactos diretos nas contas públicas.

O processo judicial é movido pela APLB Sindicato – Delegacia Sindical Sertaneja, que representa a categoria dos professores efetivos da rede municipal.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
INSS Digital: advogada orienta como usar a plataforma com segurança e evitar fraudes

INSS Digital: advogada orienta como usar a plataforma com segurança e evitar fraudes

Especialista em direito previdenciário, Dra. Paloma Barbosa destaca benefícios do Meu...
Feira de Santana
Intervenções da Prefeitura vão resolver engarrafamentos na entrada do Feira IX

Intervenções da Prefeitura vão resolver engarrafamentos na entrada do Feira IX

O prefeito José Ronaldo visitou o local na manhã desse sábado