Brasil

Justiça autoriza busca e apreensão de e-mails da direção do Grupo Americanas

A decisão pede para levar em conta também mensagens de funcionários que passaram nos últimos dez anos pelas áreas de contabilidade e finanças do grupo

27/01/2023 11h30
Justiça autoriza busca e apreensão de e-mails da direção do Grupo Americanas
Foto: Reprodução

A Justiça de São Paulo determinou a busca e apreensão de e-mails institucionais dos diretores e integrantes do conselho do Grupo Americanas. A medida, divulgada na última quinta-feira (26), se aplica aos executivos que passaram pela companhia ao longo dos últimos dez anos.

A decisão é da juíza Andréa Galhardo Palma, da 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem da Justiça de São Paulo. De acordo com ela, devem ser levadas em conta também mensagens de funcionários que passaram nos últimos dez anos pelas áreas de contabilidade e finanças do grupo.

A determinação atendeu um pedido do Bradesco, que solicitou a realização de prova pericial contábil para apurar a suposta fraude que ocasionou um rombo estimado em R$20 bilhões.

“É de rigor o deferimento da medida de busca e apreensão para que todas as caixas de e-mail institucionais sejam devidamente copiadas (…) para que seus backups sejam armazenados junto a esse MM. Juízo, com o fim de preservar a prova a ser objeto da perícia investigativa que aqui se pede para a verificação dos detalhes da fraude”, diz trecho da decisão.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
Estudo aponta viés preconceituoso da inteligência artificial contra regiões do Brasil

Estudo aponta viés preconceituoso da inteligência artificial contra regiões do Brasil

Pesquisa internacional revela que algoritmos reproduzem estereótipos raciais e regionais...
Brasil
Consulta ao PIS/Pasep 2026 já pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital

Consulta ao PIS/Pasep 2026 já pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital

Trabalhadores podem verificar online se têm direito ao abono salarial deste ano
Brasil
Fachin cancela almoço com ministros do STF em meio a divergências sobre Código de Ética