Saúde

Julho Verde: mais de 70% dos casos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em fase avançada

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete em cada dez casos são diagnosticados em estágio avançado.

16/07/2024 10h14
Julho Verde: mais de 70% dos casos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados em fase avançada
Foto: Freepik

O câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desse cenário preocupante foi definido o Julho Verde para conscientização mundial e prevenção dessas doenças. O objetivo principal é promover o diagnóstico precoce, fundamental para a cura, mas ainda frequentemente negligenciado. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete em cada dez casos são diagnosticados em estágio avançado.

Ao De Olho na Cidade, a Dra. Carolina Pamponet falou sobre a importância do diagnóstico precoce.

“O Julho Verde é uma campanha criada pela Associação do Câncer de Boca e Garganta e apoiada pela OMS. Tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, visto que quanto antes descoberto, maior a eficácia no tratamento. Não é exagero dizer que a detecção precoce pode salvar vidas”, afirmou a especialista.

Conscientizar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença é crucial. “Os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço estão atrelados ao tabagismo e ao consumo exagerado de álcool, especialmente nos tumores de boca, laringe, hipofaringe e orofaringe. Outro fator relevante é a infecção por HPV, que também pode causar a doença”, explicou.

A patologia dos tumores de cabeça e pescoço pode acometer diversas áreas: boca, palato mole, palato duro, gengivas, bochechas, amídalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

“Evitar o câncer de cabeça e pescoço e manter-se saudável requer uma série de cuidados, como evitar fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além de boa higiene bucal, uso de protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol”, ressaltou a médica.

A Dra. Carolina também destacou a importância de práticas seguras e vacinação. “Procurar usar preservativo durante a prática do sexo oral, manter o peso corporal adequado e vacinar meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV são medidas importantes.”

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para engolir e alterações na voz.

“Esses sinais podem estar relacionados a outras doenças, mas o mais indicado é procurar atendimento médico, especialmente se persistirem por mais de 21 dias”, concluiu.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Saúde
Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Atividade física é aliada na prevenção do AVC, destaca fisioterapeuta

Especialista reforça que movimento regular pode evitar até 80% dos casos
Saúde
Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência...
Saúde
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

Produto ainda não teve eficácia comprovada