Feira de Santana

Jovens a partir dos 16 anos podem realizar doação de sangue 

Mais de 60 mil doadores compareceram à sede da Hemoba

15/06/2023 06h12
Jovens a partir dos 16 anos podem realizar doação de sangue 

Nesta quarta-feira (14) foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A atitude solidária pode salvar até quatro vidas e traz esperança não só aos pacientes, mas para todos os familiares e amigos que convivem ao redor.

Em Feira de Santana, a doação pode ser feita na unidade da Fundação Hemoba com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Porém devido a campanha Junho Vermelho, que incentiva o gesto voluntário, a unidade estará aberta neste sábado (17), em horário normal.

Mais 60 mil doadores compareceram à sede da Hemoba desde a inauguração da unidade até essa terça-feira (13). Cerca de 20 a 30 pessoas são atendidas por dia. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e não estar em jejum. Os menores devem estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal.

Além disso, é necessário estar descansado, evitar alimentação gordurosa quatro horas antes, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar por pelo menos duas horas. Pessoas que fizeram tatuagem de forma recente devem aguardar um ano após o procedimento.

Desde 2017, a campanha Junho Vermelho passou a integrar o Calendário Oficial da cidade por meio da Lei nº 3.715. A biomédica da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Costa, orienta as pessoas que irão curtir as festas de São João a procurarem a unidade antes de viajar.

“Neste período, é comum termos muitos acidentes e as equipes dos hospitais sofrem com o estoque baixo. No momento, a Hemoba está com estoque de sangue negativo baixo e do positivo razoável. Não devemos tomar a iniciativa apenas quando um familiar precisa, porque se todos doarem de forma constante, não vai faltar pra ninguém”, ressalta.
Quem tomou a vacina contra covid deve respeitar o prazo de cada imunizante para realizar a doação. Após receber a Coronavac, o indivíduo deve aguardar 48h, para a vacina Pfizer o intervalo é de sete dias.

Foto: Sara Silva

Comentários

Leia também

Feira de Santana
PEC da Segurança Pública vai prever competências de guardas municipais

PEC da Segurança Pública vai prever competências de guardas municipais

Texto incorpora entendimento do STF sobre essas corporações
Feira de Santana
Carro pega fogo em avenida movimentada de Feira de Santana e mobiliza equipes de emergência

Carro pega fogo em avenida movimentada de Feira de Santana e mobiliza equipes de emergência

O incidente ocorreu por volta das 15h16, nas proximidades de um posto de combustíveis...
Feira de Santana
Fundação Hospitalar chama atenção para prevenção ao câncer de colo do útero durante lançamento da Campanha Março Lilás

Fundação Hospitalar chama atenção para prevenção ao câncer de colo do útero durante lançamento da Campanha Março Lilás

O evento aconteceu no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), e trouxe o tema...