José Ronaldo destaca regularização de salários e limpeza urbana no balanço dos 100 dias de governo
Prefeito apresentou relatório nesta quinta-feira (10), no Paço Municipal, com presença do secretariado
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, apresentou nesta quinta-feira (10), no Paço Municipal, o balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão. Acompanhado do secretário de Comunicação, Joilton Freitas, do secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, além de demais secretários e da imprensa, o prefeito destacou os principais desafios enfrentados e as ações adotadas para reestruturar áreas essenciais da administração municipal.
Durante o encontro, José Ronaldo enfatizou que o maior desafio ao assumir a Prefeitura foi lidar com o atraso nos salários dos servidores em diversas pastas, como Saúde e Educação.
“Acho que o maior desafio foi assumir a Prefeitura e ver milhares de trabalhadores sem receber. Tinha gente com salários atrasados de novembro, dezembro, parte do décimo terceiro e até de outubro”, lembrou o prefeito. “Embora não tivéssemos causado isso, tínhamos a responsabilidade de resolver. Ninguém pode continuar trabalhando sem receber”.
Ele afirmou que o momento mais marcante foi quando recebeu a notícia de que todos os pagamentos estavam em dia.
“Foi um momento de muita força e fé. Receber a informação de que não havia mais atrasos em outubro, novembro e décimo terceiro foi simbólico. As coisas estão se ajustando para que os trabalhadores se sintam melhor nos seus locais e possam produzir mais para a comunidade”, completou.
Soluções em serviços essenciais
Outro ponto crítico enfrentado nos primeiros meses de gestão foi com relação aos serviços de limpeza urbana. Segundo José Ronaldo, a situação voltou a ameaçar em janeiro, mas foi contornada com diálogo e compromisso.
“Assumimos que, a partir de janeiro, a gestão liquidaria o mês no mês seguinte. E estamos conseguindo: janeiro foi pago em fevereiro, fevereiro em março e assim por diante”, disse ele, ressaltando o impacto positivo da medida.
A merenda escolar também foi um dos problemas herdados da gestão anterior. O fornecimento foi retomado após reuniões semelhantes às realizadas com a empresa responsável pela limpeza urbana.
“Havia muitas dúvidas em fevereiro, mas conseguimos reestruturar esse serviço. Hoje temos merenda escolar funcionando normalmente. São três temas — salários, limpeza e merenda — que envolvem recursos altos e conseguimos reorganizar”, pontuou.
Recuperação de ruas e infraestrutura
José Ronaldo também destacou os avanços em infraestrutura, com atenção especial para os serviços de tapa-buracos, recuperação asfáltica e drenagem urbana.
“Conseguimos realizar um trabalho em grande escala em vários bairros como Jardim Cruzeiro, Parque Ipê, Cidade Nova, George Américo e regiões da zona sul.”, destacou.
O prefeito classificou essas ações como de “grande volume de recursos” e garantiu que a gestão seguirá comprometida com a responsabilidade fiscal e a continuidade dos serviços essenciais.