Feira de Santana

Jornal do Meio Dia e De Olho na Cidade homenageiam as mulheres virtuosas nesta sexta-feira (24)

A entrega dos troféus vai ocorrer durante o programa especial Março Mulher, na Churrascaria Los Pampas, nesta sexta-feira (24), às 12h, com transmissão da Princesa FM (96,9).

23/03/2023 15h25
Jornal do Meio Dia e De Olho na Cidade homenageiam as mulheres virtuosas nesta sexta-feira (24)

A busca das mulheres pela equiparação dos seus direitos perante a sociedade não é assunto recente. Ao longo da história, várias delas, seja por suas ideias ou atitudes, se opuseram às restrições impostas. Como forma de valorizar suas trajetórias e da atuação de mulheres que contribuem para promover uma sociedade mais justa e igualitária, os programas Jornal do Meio Dia (Princesa FM) e De Olho na Cidade (Sociedade News) promovem o Troféu Mulher Virtuosa, reconhecimento para as mulheres que se destacam em Feira de Santana, Bahia e Brasil.

A entrega dos troféus vai ocorrer durante o programa especial Março Mulher, na Churrascaria Los Pampas, nesta sexta-feira (24), às 12h, sob a apresentação do radialista e jornalista Jorge Biancchi, com transmissão da Princesa FM (96,9).

Serão homenageadas 10 mulheres: a presidente da Câmara de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota; a ex-delegada da Mulher, Martine Velloso; a odontóloga Camila Freitas; a secretária da Mulher, Gerusa Sampaio; a freira, Irmã Rosa; a reitora da Unex, Marcly Amorim; a professora, Tecla Mello; a bancária, Sandra Freitas; a presidente da APLB, Marlede Oliveira; e a empresária e empreendedora social, Marcia Bortolanza.

Conheça mais sobre o perfil de cada uma delas:


Eremita Mota

Eremita Mota é professora. Exerce pela quarta vez o mandato de vereadora. É a primeira mulher a ser eleita presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana.

Já foi diretora de escolas da rede estadual de ensino,  Secretária Municipal de Educação, chefe da Divisão de Ensino do 1° Grau, da Secretaria Municipal de Educação, e chefe da Divisão Família/Idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Foto: Mário Neto


Martine Velloso

Graduada em Direito e mestre em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Sua tese de mestrado teve como tema: Direitos da Mulher: afirmação e cidadania.

Iniciou sua carreira como Delegada da Polícia Civil em 1982. Atuou na Delegacia do Adolescente Infrator, na Delegacia da Mulher, bem como, na Delegacia de Polícia Territorial de Feira de Santana, o que acarretou em uma carreira policial consolidada que foi concluída em 2019.

Foto: De Olho na Cidade



Camila Freitas

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora em cursos na área de Harmonização Orofacial no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente está a frente da clínica Camila Freitas Reabilitação Orofacial, que tem como carro chefe a reabilitação de faces e de sorrisos, e como característica marcante proporcionar uma experiência de atendimento odontológico diferenciada ao paciente, investindo sempre em tecnologia.


Gerusa Sampaio

Assistente Social, lançou sua primeira candidatura à vereadora em 2008. Foi reeleita em 2012, e em 2016 assumiu seu terceiro mandato, sendo a segunda candidata mais bem votada do Município. Também já foi secretária de Desenvolvimento Social de Feira de Santana.

Atualmente, vereadora licenciada, pois em maio de 2021, assumiu a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, onde vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância no combate à violência contra as mulheres, e na garantia dos seus direitos.

Foto: De Olho na Cidade

Irmã Rosa

O sorriso largo e o abraço acolhedor, sem dúvida alguma, são as suas marcas e confortam a todos aqueles que chegam à sua porta.

São mais de 40 anos dedicados ao Dispensário Santana, que hoje é uma das maiores obras sociais da cidade e tem o trabalho reconhecido pela Bahia e pelo Brasil, com atividades de apoio as crianças, mulheres, homens e idosos de Feira de Santana.


Marcly Amorim

Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Contabilidade, Marcly tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, controladoria, contabilidade, gestão empresarial.

Desde 2022, ocupa o cargo de Reitora do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, embora esteja no Grupo Educacional há 22 anos, onde já atuou como docente, coordenadora de curso de graduação e pós-graduação, diretora adjunta e diretora geral.

Tecla Mello

Natural de Simão Dias-SE, Licenciada em Letras e com Mestrado em Educação. Membro da Academia de Educação de Feira de Santana e Patrona do Colégio Estadual Professora Tecla Mello.


Sandra Freitas

Administradora de Empresas, Bancária desde 1981, ingressou na diretoria do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana em 1989, como suplente. Presidente por 4 mandatos, atualmente é vice-presidente da entidade sindical.



Marlede Oliveira

Professora licenciada em Ciências Naturais, atua na rede estadual desde 1980, lotada no Colégio Estadual de Feira de Santana. Participa do Movimento Sindical da Educação desde 1982, organizou a APLB Sindicato em 29 municípios de toda Região do Sertão. Atualmente é diretora da APLB Sindicato – Delegacia de Feira de Santana.

Marcia Bortolanza

Psicóloga e contabilista por formação, empresária do ramo alimentício e empreendedora social, atuando como doadora e voluntária – em parceria com organizações da sociedade civil de todo o país – na mobilização de recursos para inúmeras causas. Entre seus trabalhos mais recentes e expressivos, foi diretora voluntária de comunicação, marketing e captação de recursos da OSC Rainha da Paz, que cuida de pessoas com deficiências múltiplas e de suas famílias.

Foto: Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...