Feira de Santana

Jornada de fé e compromisso: Frei Mário Sérgio reflete sobre evangelização e vida pastoral

Frade Capuchinhos aproveita a passagem por Feira de Santana antes de voltar à Roma

24/02/2024 05h00
Jornada de fé e compromisso: Frei Mário Sérgio reflete sobre evangelização e vida pastoral

Após passar uma semana na cidade natal, Aracaju, capital do estado de Sergipe, o Frei Mário Sérgio chegou em Feira de Santana para dar continuidade às férias no Brasil. O frade Capuchinhos, que está estudando em Roma, realizou uma série celebrações eucarísticas.

Enquanto realiza uma série de celebrações eucarísticas, o frade aproveita sua estadia para visitar os confrades e a comunidade paroquial, em meio aos compromissos e cuidados com a saúde.

“Já passei em Aracaju uma semana com minha família. Agora, passo a semana aqui em Feira de Santana. Além de visitar os confrades e a paróquia, aproveito para fazer um check-up, cuidado com a saúde, né, e outras coisas mais. Mas no próximo domingo, na caminhada do perdão, eu não vou participar. Pessoal está me perguntando muito se vim para a caminhada do perdão, não. Por coincidência, minha permanência em Feira de Santana se encerra exatamente no dia da caminhada do perdão. Talvez venha para a saída, mas devo ir para o aeroporto porque viajo naquele dia para Roma.”

Há sonhos que resistem ao tempo, e estudar em Roma era um desses para Frei Mário Sérgio. Desde os primeiros passos na ordem, esse anseio era cultivado, mas adiado por outras demandas provinciais. Porém, se iniciou uma jornada que já perdura há mais de dois anos, estudando teologia pastoral na Universidade Lateranense de Roma.

“Estudar em Roma sempre foi um sonho que eu alimentei desde de de quando entrei na ordem, mas outras atividades da província foi me pedindo me fizeram postergar esse sonho de ir a Roma, mas chegou o tempo, quando o Frei Gilson, que é o nosso provincial, me perguntou se eu teria ainda o desejo anseio de ir a Roma, eu falei, estou pronto, eu sou um soldado de Cristo, onde mandar eu vou e assim foi feito, já são mais de dois anos que nós estamos nessa caminhada estudando teologia pastoral na Há sonhos que resistem ao tempo, e estudar em Roma era um desses para Frei Mário Sérgio. Desde os primeiros passos na ordem, esse anseio era cultivado, adiado por outras demandas provinciais. Assim se iniciou uma jornada que já perdura há mais de dois anos, estudando teologia pastoral na Universidade Lateranense de Roma. com foco em comunicação e educação essa é minha minha área de pesquisa, de modo muito particular eu trabalho com a rádio vaticana e eu faço essa pesquisa de como que a rádio vaticana atinge o mundo com as propostas de evangelização que a igreja tem.”

O Frei destacou o seu objetivo em colaborar com a igreja, mantendo a rádio alinhada com os princípios católicos.

“Agora, concentro-me na relação entre rádio e evangelização. Apesar de ser uma mídia muitas vezes esquecida, o rádio é incrivelmente eficaz, alcançando lugares onde outras mídias não conseguem chegar. Em Roma, minha pesquisa se concentra na interseção entre comunicação, educação e pastoral, entendendo o rádio como uma ferramenta da igreja para alcançar diversos públicos com diferentes temas. Meu objetivo é colaborar com a igreja, mantendo nossa estação de rádio alinhada com os princípios católicos, mas também culturalmente relevante e aberta ao diálogo com diversas perspectivas. Essa é minha missão ao retornar à minha província: garantir que nossa rádio represente fielmente o que a igreja considera uma rádio católica.”

O frade Capuchinhos refletiu sobre sua relação com as pessoas após celebração de missas na cidade

“Essas pessoas são minhas amigas pela eucaristia, pelo sacerdote que eu sou. Então, é bom encontrá-las na missa, e assim eu posso encontrar o maior número de pessoas possível. Foi um número grande e significativo, mas eu não olhei o número das pessoas que foram me visitar; eu olhei o carinho das pessoas que foram me visitar. Muito mais do que a minha expectativa, porque dois anos se mudam tantas coisas, tantas coisas se transformam, outras pessoas chegam, outros paradigmas se estabelecem, mas aquilo que você planta de amor, de afeto, permanece no coração das pessoas.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Morre advogado Augusto Desterro

Morre advogado Augusto Desterro

O advogado prestou serviços aos trabalhadores do SindBorracha
Feira de Santana
LDO 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara Municipal

LDO 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara Municipal

A LDO define as prioridades, metas e despesas da administração municipal para o próximo...
Feira de Santana
Procon orienta como garantir boas compras e evitar fraudes na Black Friday

Procon orienta como garantir boas compras e evitar fraudes na Black Friday

Órgão recomenda que os consumidores façam antes uma pesquisa do produto desejado para...