Mundo

Jogos de Inverno começam em Pequim com anéis surgindo de bloco de gelo

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 começou na noite de sexta-feira (horário local), após preparativos afetados pela pandemia de covid-19 e pelas críticas aos direitos humanos na China que levaram vários países a montar um boicote diplomático. Realizado no primeiro dia da primavera pelo calendário chinês, o evento começou […]

11/02/2022 09h22
Jogos de Inverno começam em Pequim com anéis surgindo de bloco de gelo
Foto: ReutersFabrizio Bensch

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 começou na noite de sexta-feira (horário local), após preparativos afetados pela pandemia de covid-19 e pelas críticas aos direitos humanos na China que levaram vários países a montar um boicote diplomático.

Realizado no primeiro dia da primavera pelo calendário chinês, o evento começou com uma apresentação de dançarinos acenando com hastes verdes brilhantes para transmitir a vitalidade da temporada, seguida por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra “Primavera”.

Depois disso, a bandeira chinesa foi passada entre 56 pessoas representando diferentes grupos étnicos da China antes que fosse hasteada e o hino nacional executado.

Em um cubo tridimensional semelhante a um bloco de gelo, imagens de cada um dos 23 Jogos de Inverno anteriores foram esculpidas por lasers. O bloco foi então “quebrado” por jogadores de hóquei no gelo, permitindo que os anéis olímpicos surgissem, todos em branco.

O tradicional “desfile das nações” foi iniciado com o anúncio de “Hong Kong, China”, gerando aplausos no estádio.

A cerimônia desta sexta-feira (4) começou logo após o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, entrarem no icônico estádio Ninho de Pássaro.

Dirigido por Zhang Yimou, repetindo a participação nos Jogos de Verão de 2008 em Pequim, o evento contou com 3.000 artistas em um palco composto por 11.600 metros quadrados de tela de LED de alta definição semelhante a uma superfície de gelo.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Mundo
Conheça as novas regras para obter cidadania de Portugal e veja quem se enquadra nas categorias
Mundo
Homem é preso no Reino Unido após escrever ‘prenda-me se for capaz’ em post de procurado da polícia

Homem é preso no Reino Unido após escrever ‘prenda-me se for capaz’ em post de procurado da polícia

Jordan Carr era buscado pelas autoridades britânicas e desfiou os agentes em uma postagem...
Mundo
Elon Musk suspende temporariamente acordo de compra do Twitter

Elon Musk suspende temporariamente acordo de compra do Twitter

Ações da rede social tiveram uma queda de 17,7%