Política

João Roma aponta nomes do PL para 2026 e afirma: “Partido está fortalecido e com estrutura consolidada na Bahia”

Ex-ministro destaca possíveis candidatos à Câmara e Assembleia e diz que legenda está preparada para protagonizar o processo eleitoral

29/06/2025 18h46
João Roma aponta nomes do PL para 2026 e afirma: “Partido está fortalecido e com estrutura consolidada na Bahia”

Durante ao programa Jornal do Meio Dia da rádio Princesa FM, o ex-ministro João Roma afirmou que o PL já se movimenta fortemente com vistas às eleições de 2026. Presidente estadual da sigla, ele destacou que a legenda chega mais estruturada do que nunca para disputar cargos proporcionais e majoritários, após se tornar o maior partido do Brasil.

“O PL hoje tem quase 20% de todo o tempo de rádio e TV. Na eleição passada, eu tinha cerca de 5%. Agora temos estrutura, base, nomes fortes e um projeto muito claro. A nossa chapa está sendo construída com diálogo e responsabilidade”, garantiu.

Roma adiantou que alguns nomes já são considerados certos na disputa por vagas na Câmara dos Deputados. Entre eles, destacou a deputada federal Roberta Roma, sua esposa, e outros quadros já atuantes ou em articulação política.

“Roberta naturalmente será candidata à reeleição. Também temos João Bacelar, Leandro de Jesus, que hoje é deputado estadual, mas deve disputar vaga na Câmara Federal, e outros nomes que estão ganhando força, como Zé Chico, que vem se destacando bastante na região.”

Ele também mencionou o ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, como um nome legítimo para a disputa federal.

“Pelo que representa, por sua trajetória e contribuição para Feira e para a Bahia, acho legítimo que Colbert entre na disputa. Seria muito bem-vindo.”

No campo estadual, João Roma prevê uma renovação expressiva e a entrada de novas lideranças. Ele citou o empresário Raimundo Júnior, presidente municipal do PL em Feira de Santana, como um nome com potencial de mobilização.

“O próprio Raimundo já disse que está à disposição. Ele tem disposição para ir até para o Senado, e isso é um ótimo sinal. Precisamos de líderes que estejam prontos para ir para a rua, defender ideias e representar bem a população.”

Roma também afirmou que o partido deve apresentar chapas completas para a Assembleia Legislativa e que ainda haverá muitas definições até as convenções partidárias de julho de 2026.

“Estamos dialogando com lideranças de diversas regiões. O objetivo é montar uma chapa forte, representativa e comprometida com os princípios conservadores e com a melhoria da vida dos baianos.”

O ex-ministro aproveitou a entrevista para anunciar a presença do Padre Kelmon, ex-candidato à presidência, em Feira de Santana na segunda-feira (30), em evento de fortalecimento do PL Mulher e de movimentos conservadores.

“Padre Kelmon tem percorrido o Brasil todo, levantando bandeiras importantes. Ele tem dado muito apoio ao nosso partido e ao presidente Bolsonaro. Em Feira, vamos lançar o Fórum Brasil Mulher e instalar oficialmente o núcleo do PL Mulher no município.”

João Roma afirmou que esses núcleos são fundamentais para o fortalecimento do partido no interior da Bahia.

“Essa presença de base é que consolida o projeto do PL. Política não se faz só com nomes nacionais. Ela começa no bairro, no município, nas comunidades. E é isso que estamos construindo.”

Comentários

Leia também

Política
Governo da Bahia discute medidas em Brasília contra tarifaço de Trump

Governo da Bahia discute medidas em Brasília contra tarifaço de Trump

Entenda o que foi tratado na reunião entre a Casa Civil e o Ministério do Desenvolvimento,...
Política
Alckmin conversa com representante dos EUA sobre tarifas: “A tarefa é trabalhar para diminuir a alíquota”

Alckmin conversa com representante dos EUA sobre tarifas: “A tarefa é trabalhar para diminuir a alíquota”

Vice-presidente se reuniu com representante dos EUA e prometeu plano de contingência até...
Política
Líder do PL pede perdão a Hugo Motta após ato da oposição

Líder do PL pede perdão a Hugo Motta após ato da oposição

Durante o discurso, o presidente da Câmara permaneceu em silêncio e apenas assentiu com...