Bahia

Jerônimo Rodrigues faz sua primeira participação na Festa do Bonfim, como governador da Bahia

Governador participou de ato ecumênico antes do início do cortejo

12/01/2023 09h59
Jerônimo Rodrigues faz sua primeira participação na Festa do Bonfim, como governador da Bahia
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Em sua primeira participação na Lavagem do Bonfim, como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues esteve presente ao Ato Ecumênico, realizado na manhã desta quinta-feira (12), próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu com o cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim. Jerônimo esteve acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, secretários e outras autoridades. 

A festividade em homenagem ao Senhor do Bonfim é uma das manifestações populares mais emblemáticas de Salvador e volta a acontecer no seu formato tradicional, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-2019. O governador falou sobre a participação no evento: “Estou aqui como governador pela primeira vez. Pois já estive junto com Jaques Wagner e com Rui Costa, e eu fazia esse percurso como cidadão. A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está. E estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia. O combate à fome e a geração de emprego. Além da esperança da juventude e das crianças, e cuidar dos idosos. E viemos buscar nessa caminhada de oito quilômetros essa força e essa energia”, relatou. 

A programação oficial religiosa da Lavagem do Bonfim contou com a saída da 8ª Caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. O governador e o vice-governador acompanham a pé o cortejo durante todo o percurso de cerca de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, seguindo a tradição. Para Geraldo Júnior, a festa tem um significado especial.  

Durante a festa, Jerônimo falou com a imprensa e revelou que já está marcado um encontro entre os governadores do Nordeste na sexta-feira da próxima semana (20). De acordo com ele, um esquema de segurança conjunto contra atos terroristas será uma das principais pautas da conversa, que acontecerá em João Pessoa, capital da Paraíba.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Bahia
Relatório de Execução do PPA Estadual aponta investimento de R$ 10 bilhões

Relatório de Execução do PPA Estadual aponta investimento de R$ 10 bilhões

A produção do relatório do PPA, que está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual...
Bahia
Abastecimento será interrompido nesta quinta-feira (9) na região de Amélia Rodrigues

Abastecimento será interrompido nesta quinta-feira (9) na região de Amélia Rodrigues

O serviço de interligação será executado pela Coelba a partir das 8h da manhã
Bahia
Jerônimo e secretária de educação explicam como escolas funcionarão aos finais de semana