Jerônimo Rodrigues anuncia pacote de saneamento para recuperar o Rio Subaé
O projeto envolve obras estruturantes em cinco cidades
Durante visita a Feira de Santana nesta segunda-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou investimentos em saneamento básico voltados para a recuperação do Rio Subaé, que corta diversos municípios da região até desaguar em Santo Amaro. O projeto envolve obras estruturantes em cinco cidades: Feira de Santana, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, São Francisco do Conde e Santo Amaro.
Segundo o governador, a iniciativa é fruto de um acordo com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com o objetivo de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto para evitar que os resíduos continuem sendo despejados diretamente no rio.
“O presidente Lula me ligou sobre o Rio Subaé, sobre a parte de esgotamento. Esses cinco municípios estão depositando esgoto ao longo do curso do rio. O que eu combinei com Lula e Rui é correr contra o tempo na elaboração dos projetos. Já estamos fazendo isso para lançar a licitação publicamente e cuidar do esgotamento sanitário”, declarou Jerônimo.
O governador ressaltou que a obra tem impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população. “Quem mora numa rua com esgoto sofre mais doenças, sente vergonha de receber visitas por causa do mau cheiro. Nós vamos resolver esse problema e, ao mesmo tempo, salvar o Rio Subaé”, afirmou.
De acordo com Jerônimo, o pacote de ações será anunciado em etapas nos municípios contemplados.
*Com informações da repórter Robson Nascimento