Jerônimo destaca projetos para segurança pública e educação na Bahia
Governador fala sobre necessidade de um Ministério voltado à segurança e importância do ensino fundamental
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou sua atuação em pautas de segurança pública e educação na Bahia. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados em junho de 2022, das 30 cidades com mais mortes violentas no país, cinco estão na Bahia.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, Jerônimo revelou que o presidente eleito, Lula, se reuniu com líderes políticos para formular planos de ações de combate a violência.
“Estou muito contente com a posição do Lula, que há um mês e meio, convocou uma reunião ouvindo governadores atuais, estudiosos, policiais, pessoas dos direitos humanos, para pensar ações concretas em relação à segurança pública. Me animou bastante quando ele apontou a necessidade de um Ministério forte com política nacional de segurança pública”.
Para o petista, é difícil olhar o governo federal vigente e imaginar qualquer posicionamento sobre o assunto: “Nos últimos três anos o povo viu o aumento de armas nas mãos dos brasileiros, o que só aumenta a violência no país”.
A respeito da educação, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em setembro deste ano apontou que a Bahia, despencou para o penúltimo lugar da lista, sendo considerada uma das piores do país, a quarta pior nota no índice geral do ensino médio oferecido na rede estadual.
De acordo com o governador eleito, que também é professor universitário, ele tratará quatro ‘frentes’: “Uma delas é continuar as obras, e Feira de Santana está muito bem beneficiada, pois todas as escolas estão passando por ampliação e manutenção.Tem quatro escolas novas sendo construídas, com teatro, piscina, quadra coberta, restaurante. Então, vou dar continuidade, e entregar a Bahia um padrão de escola, que seja ‘padrão Bahia de qualidade’, para que possamos ter educação em tempo integral, com um ambiente protegido e de qualidade para o estudante, com aprendizagem, cultura, iniciação científica e esportes”.
Além disso, o líder salienta que a educação profissional também está em pauta, para garantir aos jovens maior possibilidade de emprego e renda própria. As outras ações incluem realizar parcerias entre municípios e zelar pela educação fundamental.
“Quando o estudante tem uma educação infantil boa, com um fundamental bom, ele chega ao ensino médio com outra qualidade educacional. Quando ele vai para a universidade ele tem outro perfil de aprendizagem. Então é muito importante que façamos o ‘dever de casa’ na educação do ensino médio, e é muito importante ter parceria. Vou ajudar os municípios a fortalecerem o seu processo de aprendizagem”.
Por fim, como quarto ponto, Jerônimo pontua o ensino superior. Citando as quatros universidades estaduais, destaca o fornecimento de condições favoráveis para a realização de projetos de pesquisas.
“Acima de tudo, que a gente se preocupe com a formação inicial, pois é lá na universidade que o professor é formado. Então é na universidade que queremos criar um ambiente de cuidado e de zelo para que o profissional que irá para as salas de aula tenha uma boa formação”.