Política

Jerônimo critica ministro do STJ por piada com baianos e diz que é ‘xenofobia pura’

“É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano”, afirmou o governador

20/03/2025 09h09
Jerônimo critica ministro do STJ por piada com baianos e diz que é ‘xenofobia pura’
Foto: Rafael Marques

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou na quarta-feira (19) a fala do ministro João Otávio de Noronha, presidente da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fez uma piada sobre a “agilidade de baianos” durante uma sessão do tribunal.

“É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano. A fala descabida de um dos ministros de uma instituição respeitável como o STJ não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto; é xenofobia pura”, afirmou o governador em suas redes sociais.

O chefe do Executivo baiano também defendeu o estado e rebateu a fala do magistrado. “Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, escreveu.

Entenda o caso

A declaração de Noronha ocorreu na terça-feira (18), após o ministro Raul Araújo comentar um problema no joelho causado por uma partida de basquete. “Você já sabe, né? Baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado”, disse Noronha, arrancando risadas dos demais ministros.

Na sequência, ele tentou minimizar a declaração. “Os baianos que me perdoem, tenho uma simpatia enorme pela Bahia. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé”, acrescentou.

Nenhum dos ministros da Quarta Turma do STJ é baiano. Noronha é de Três Corações (MG), enquanto Araújo é de Fortaleza (CE). Também estavam presentes os ministros Marco Buzzi (SC), Maria Isabel Galloti (RJ) e Antonio Carlos Ferreira (SP).

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula chega à China para encontro com Xi Jinping

Lula chega à China para encontro com Xi Jinping

Visita de dois dias deve resultar em acordos de cooperação e reforçar parceria estratégica...
Política
Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

O retorno do governador baiano está previsto para o próximo sábado (17), com chegada...
Política
Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Com esse resultado, Ramagem continua a responder por três dos cinco crimes imputados a...