Feira de Santana

Jerônimo confirma atrações e divulga outros investimentos na Micareta de Feira 

Confira

17/04/2023 19h55
Jerônimo confirma atrações e divulga outros investimentos na Micareta de Feira 

Na tarde desta segunda-feira (17), no Centro de Cultura Amélio Amorim, aconteceu uma coletiva de imprensa com o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice- Geraldo Júnior (MDB), para anunciar investimentos na Micareta 2023, que acontece de 20 a 23 deste mês. Estão confirmadas as presenças de Ivete Sangalo, que se apresenta na quinta-feira (20). No sábado (22), será a vez de Psirico. Para completar, haverá um arrastão com Thiago Aquino na segunda-feira (24).

Foto: André Silva

Jerônimo divulgou outros investimentos na festa. Entre os serviços, destaca-se o trabalho na área de Segurança Pública, com a participação de quase 7 mil profissionais, além de uso de câmeras de reconhecimento facial e de videomonitoramento.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por sua vez, vai reforçar as equipes de plantão do Hospital Clériston Andrade, principal referência da região, além de colocar no circuito da festa posto de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entidades de matriz africana vão participar da folia com apoio da Secretaria de Cultura. Já a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres vai promover campanhas de combate ao assédio e violência contra a mulher.

Segurança Pública

Cerca de 5,3 mil policiais militares vão atuar durante a Micareta de Feira. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) vai disponibilizar 393 policiais civis, 886 bombeiros, 55 servidores do Departamento de Polícia Técnica (DPT), entre outros profissionais, para atuarem na festa.

A SSP ainda terá uma ampla estrutura formada por 11 portais de abordagem, com foco na apreensão de armas e reconhecimento facial; 57 pontos elevados de observação; nove postos policiais; um Hospital de Campanha, um posto de Comando de Bombeiros e três unidades instaladas em salas do Centro de Educação Profissional em Saúde: Delegacia do Adolescente Infrator, Delegacia Especial de Área e Departamento de Polícia Técnica. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará com duas unidades móveis, estacionadas na Avenida Juracy Magalhães Jr.

Saúde

A Sesab vai promover o reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo do Hospital Clériston Andrade, além de ampliar a frota de ambulâncias e elevar os estoques de medicamentos e insumos. Um posto de testagem vai funcionar na área da antiga Norauto, para realizar exames de detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. A unidade tem capacidade para realizar mais de 800 exames por dia. As pessoas que testarem positivo já saem com a data marcada para uma consulta, solicitações de novos exames e orientações sobre o tratamento. Também serão distribuídos preservativos.

A Fundação Hemoba promove a campanha Micareta Solidária, até 19 de abril, para aumentar a captação de doadores de sangue no período que antecede o Carnaval fora de época.

Entidades negras

A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) vai apoiar 15 entidades de matrizes africanas, entre blocos afro, de samba e afoxé. Além de apoio às entidades locais, a Secretaria apoiará a apresentação de Negra Jhô e Corte Africana, Banda Didá, Afoxé Filhos de Gandhy e Malê De Balê na festa da cidade conhecida como “Princesa do Sertão”.

Combate ao preconceito

A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará presente na Micareta de Feira de Santana. O serviço, vinculado à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), realizará atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa no maior carnaval fora de época do país. A unidade móvel vai funcionar das 11h às 19h, com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito. As denúncias também poderão ser registradas no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, e por meio dos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011.

Vistoria de trios

Assim como acontece antes do Carnaval de Salvador, para forma de garantir segurança aos foliões e trabalhadores da festa, os técnicos e peritos do Detran avaliam o dimensionamento e condições dos caminhões, documentação de condutores e dos trios e adaptações permitidas para circulação entre milhares de pessoas. Após a fase de vistoria, durante os dias do evento, acontece a fiscalização de trios antes dos desfiles, como ação preventiva de segurança.

Em locais próximos ao circuito da festa, serão realizadas blitze, através da CFOT (Coordenação de Fiscalização e Operações de Trânsito) do Detran, em parceria com o Esquadrão Asa Branca da PM.

Não ao assédio

Para atuar na sensibilização, atendimento e orientar sobre a Lei Maria da Penha e Assédio e Importunação, a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai colocar no circuito “Maneca Ferreira” a campanha “Oxe, me respeite!”. A ação tem como proposta a entrega de ventarolas e cartilhas Maria Penha, com abordagens dialogadas e interativas, além do material sobre dignidade menstrual e assédio.

A equipe da SPM-BA também estará acolhendo as mulheres que precisarem de orientação sobre os tipos de violência, as diferenças entre assédio e importunação sexual e sobre a rede de acolhimento educação e enfrentamento à violência do governo do estado.

Receptivo

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) realizará um Receptivo Especial de Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), durante o período do evento, estruturado com um layout divulgando as marcas do Governo da Bahia e equipado para oferecer facilidades e serviços, tais como: carregadores de celulares, display com panfletos self-service, bancos para descanso, TV e mockup.

Também será realizada a Pesquisa de Demanda Turística da Micareta de Feira, visando identificar o perfil sociodemográfico do participante da festa, seus hábitos de viagem, bem como sua avaliação sobre os equipamentos e serviços no evento e no âmbito do município. A pesquisa será importante para mensurar a proporção da demanda de turistas entre os participantes da festa e será realizada no período de 21 a 23 de abril de 2023.

Corra pro Abraço

Ofertas de cuidados, atendimentos e intervenções em redução de danos serão realizadas na Micareta de Feira de Santana, a partir da próxima quinta (20) pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), através do Programa Corra pro Abraço. A equipe de atendimento será composta por educadores físico e jurídico, assistente social e psicólogo.

As atividades, que seguem até o sábado (22), têm caráter multidisciplinar e acontecerão no Circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra e ruas do entorno. Os serviços também serão assegurados na sede do Programa Corra pro Abraço, instalada na Rua Felinto Marques de Cerqueira, nº 558, no bairro Capuchinhos, e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Centro da cidade.

Direitos Humanos

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também estará na Micareta. O Plantão Integrado dos Direitos Humanos vai atuar na festa pela primeira vez, com o objetivo de garantir uma folia de paz, respeito, promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosas, consumidores/as, vítimas de tráfico de pessoas e migrantes e a população LGBTQIAPN+, entre outros segmentos vulnerabilizados.
As atividades ficarão concentradas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no centro de Feira de Santana, dentro do circuito da festa, com funcionamento das 9h às 02h da madrugada. O projeto do Plantão consiste na instalação de postos de atendimento, com equipes fixas e volantes, para a oferta de serviços – denúncias, dúvidas, acompanhamento de casos – voltados à proteção e garantia de direitos das cidadãs e cidadãos durante o período festivo.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado

Prefeitura de Feira promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado

Durante todo o dia, serão intensificadas as medidas para eliminação dos focos
Feira de Santana
Secretaria de Saúde investiga seis casos de morte por dengue em Feira de Santana

Secretaria de Saúde investiga seis casos de morte por dengue em Feira de Santana

Desde o início deste ano, foram confirmados 290 casos de dengue
Feira de Santana
Hospital Clériston Andrade realizou quase mil neurocirurgias em 2023

Hospital Clériston Andrade realizou quase mil neurocirurgias em 2023

Número representa um salto expressivo na saúde neurológica baiana