Jerônimo autoriza obras de pavimentação no CIS Tomba e licitação para ampliação do aeroporto de Feira
Além dessas duas obras, Jerônimo anunciou a licitação para a revitalização do tradicional Carro de Boi e a Abóbora do Centro de Cultura Amélio Amorim
Nesta terça-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordens de serviço para obras de infraestrutura em Feira de Santana, entre elas para a primeira etapa da restauração do pavimento e a implantação de macro e microdrenagem no sistema viário do Centro Industrial Subaé. A ação, que faz parte de um investimento total de quase R$ 40 milhões, é vista como fundamental para fortalecer o setor industrial da região.
“Hoje são quase 40 milhões de investimentos aqui, 18 milhões só aqui, em pavimentação e drenagem neste Centro Industrial. São três etapas, essa é a primeira. Eu espero, até outubro, já ter uma noção de como será o fechamento do ano. Se eu tiver a certeza de que terei o dinheiro, volto para dar uma segunda ordem de serviço, adiantando o lado das empresas que atuam aqui no Centro Industrial Subaé.”, afirmou o governador.
O governador também mencionou a estratégia do governo em atrair novos investimentos para o Centro Industrial de Feira de Santana, ressaltando que negociações estão em andamento, embora em caráter sigiloso.
“Eu tenho oferecido sempre o Centro Industrial de Feira, tem umas duas empresas aí querendo vim, por questão de sigilo, nós vamos deixar que elas possam cuidar da decisão delas, mas a cada viagem que a gente faz em São Paulo, no Rio, Brasília e fora do país, a gente faz dessa forma. Eu não tenho ido passear na China, até que deu vontade, mas não tive tempo, e olha que foram 15 dias, reuniões constantes.”
Ampliação da pista do Aeroporto de Feira de Santana
Além disso, Jerônimo também autorizou a licitação para a ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto João Duval Carneiro. A obra será realizada pela Seinfra. Pelo projeto, a pista sairá de 1,5 km para 1,8 km. Também será construída uma área de giro na cabeceira, dedicada às manobras das aeronaves. O custo estimado dessa intervenção é de R$ 8,2 milhões.
“O aeroporto de Feira de Santana estará publicado amanhã no diário oficial, a ampliação dele. A gente está passando pela questão do fechamento da propriedade, mas o que importa é que em oito meses, é o prazo que o Saulo nos disse aqui, sete, oito meses, estarei de volta, para inaugurar a pista”, afirmou o governador.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que não vai esperar a conclusão das obras de ampliação para iniciar a busca por parcerias com companhias aéreas e outras alternativas para o aeroporto.
“Eu não vou esperar a pista ficar pronta para começarmos a agir. Já provoquei os empresários para que nos sentemos juntos, procuremos as empresas aéreas, conversemos com o ministro do Turismo e o ministro de Portos e Aeroportos para buscar alternativas. Se não conseguirmos voos para cá, vamos buscar voos para outros estados ou voos de carga, para que, em vez de os caminhões seguirem para Salvador, possamos carregar e descarregar aqui. Se precisarmos de algum equipamento de logística ou armazéns, daremos um jeito. Há financiamentos disponíveis, como os da Desenbahia e do Banco do Nordeste.”
Reforma do Complexo Carro de Boi
Além dessas duas obras, Jerônimo anunciou a licitação para a revitalização do tradicional Carro de Boi e a Abóbora do Centro de Cultura Amélio Amorim, destacando a importância cultural do projeto.
“Eu faço isso com muita alegria. Desde o primeiro dia do meu governo, o deputado Zé Neto me cobrava essa questão. A parte cultural também é importante, porque tem um valor simbólico. Ali temos o Amélio Amorim, e um centro de convenções que já estamos prestes a entregar.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas