Janja é anunciada como enviada especial da COP30 para o tema “mulheres”
Brasil será sede da maior conferência climática do mundo em novembro, com expectativa de reunir mais de 190 países em Belém (PA)
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, anunciou esta semana os primeiros nomes que atuarão como enviados especiais no evento. Entre os escolhidos estão a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que terão como missão fortalecer o vínculo entre a sociedade civil e as discussões climáticas.
Janja foi designada como representante das mulheres, enquanto Ardern representará a Oceania. Também foram nomeados Frederico Assis, ex-assessor do diplomata Celso Amorim, Laurence Tubiana, Ethel Maciel e outros nomes que atuarão em frentes como informação, saúde e representação europeia, ampliando os diálogos com diferentes setores sociais e regionais.
Prevista para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a COP30 deve reunir delegações de mais de 190 países, além de ambientalistas, cientistas e lideranças comunitárias. O evento é visto como uma oportunidade crucial para avaliar os compromissos firmados em acordos climáticos anteriores e avançar em novas metas globais para conter o aquecimento do planeta.
*Por: Metro 1