Israel x Palestina: especialistas explicam as origens do conflito por território
Na madrugada de sábado(7), os combatentes
Na madrugada de sábado(7), os combatentes do Hamas começaram o ataque contra o sul de Israel. Para compreender melhor as origens deste conflito, o portal De Olho na Cidade reuniu dois especialistas em Oriente Médio: o professor e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da Universidade Federal Fluminense, Paulo Gabriel, e a professora, membro do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA-UNIFESP), Débora Pinese.
Débora Pinese ressalta que, embora o ataque do Hamas tenha chamado a atenção do mundo para o conflito, suas raízes são antigas. “O conflito não iniciou agora com esse ataque do Hamas, o início é convencionado em 1948, com a fundação do Estado de Israel, mas também tem algumas origens até anteriores, que vêm do movimento sionista, que é um movimento exclusivamente de judeus, que vão defender a criação de um Estado que seja puramente étnico,” explica ela.
O professor Paulo Gabriel, enfatiza uma questão crítica no conflito atual: “Israel é um sistema de apartheid, em que só tem uma população com todos os direitos, que são os judeus israelenses. E uma população com alguns direitos, que são os árabes com cidadania de Israel, e uma população sem nenhum direito que é submetida a todas as violações de direitos humanos cotidianos, que são os palestinos.”