Mundo

Irã lança mísseis contra bases dos EUA no Catar e Iraque

Além do ataque à base militar, explosões também foram ouvidas em Doha, capital do Catar

23/06/2025 16h21
Irã lança mísseis contra bases dos EUA no Catar e Iraque
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Irã lançou mísseis contra bases aéreas dos EUA no Catar e Iraque na tarde desta segunda-feira (23), segundo o governo iraniano. A declaração, feita na televisão estatal, afirmou que se tratava de “uma resposta poderosa e bem-sucedida das forças armadas do Irã à agressão americana”.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram imagens do céu de Doha sendo cortado por lançamentos de projéteis. Explosões foram ouvidas sobre a capital catari, de acordo com a Reuters, enquanto o Ministério do Interior do Bahrein informou que sirenes soaram e pediu aos cidadãos que mantenham a calma e se dirijam ao local seguro mais próximo.

“A Casa Branca e o Departamento de Defesa estão cientes e monitorando de perto as potenciais ameaças à Base Aérea de Al Udeid, no Catar”, disse um alto funcionário da Casa Branca. Segundo a Fox News, o Qatar conseguiu interceptar os mísseis e não houve impacto nas bases norte-americanas. 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos já havia emitido alerta de segurança mundial aconselhando cidadãos norte-americanos no exterior a terem mais cautela. Além de estar no site do Departamento de Estado, o texto pode ser lido nos sites das embaixadas dos EUA em todo o mundo. “Há potencial para manifestações contra cidadãos e interesses americanos no exterior. O Departamento de Estado recomenda que cidadãos norte-americanos em todo o mundo tenham mais cautela”, diz.

Comentários

Leia também

Mundo
Trump diz não saber se novo líder do Irã está vivo após ataques a Teerã

Trump diz não saber se novo líder do Irã está vivo após ataques a Teerã

Presidente dos EUA afirma que inteligência americana aponta que Mojtaba Khamenei teria...
Mundo
Trump diz que ‘muitos países’ enviarão navios de guerra para manter estreito de Ormuz aberto

Trump diz que ‘muitos países’ enviarão navios de guerra para manter estreito de Ormuz aberto

Presidente republicano não deu detalhes sobre quais países se envolveriam
Mundo
Trump diz que EUA bombardearam ilha que concentra 90% das exportações de petróleo do Irã

Trump diz que EUA bombardearam ilha que concentra 90% das exportações de petróleo do Irã

Ilha de Kharg é considerada estratégica para a economia iraniana